O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, emitiu neste sábado (23) um decreto de situação de emergência em diversos municípios do estado devido às intensas chuvas que assolaram a região sul desde a noite de sexta-feira (22). O temporal resultou em quatro mortes confirmadas até o momento.
Conforme estabelecido no Decreto nº 501-S, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado, a situação de emergência foi decretada nos municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
O governador Casagrande sobrevoou a região afetada e visitou Mimoso do Sul, um dos municípios mais impactados pelas chuvas. O governo informou que desde o início das precipitações, tem coordenado os esforços de resposta ao desastre, incluindo resgate de vítimas e assistência aos afetados.
Durante sua visita a Mimoso do Sul, Casagrande foi recebido pelo prefeito Peter Costa e uma comitiva percorreu as áreas atingidas, interagindo com os moradores locais. Posteriormente, o governador retornou à capital, Vitória, onde concedeu uma entrevista coletiva no quartel do Corpo de Bombeiros.
“Presenciamos uma situação caótica em Mimoso do Sul, onde a cidade está incomunicável devido à falta de energia, que precisou ser cortada. Infelizmente, já temos quatro óbitos confirmados e ainda há pessoas desaparecidas. Estamos concentrando esforços para restabelecer os serviços essenciais, resgatar os afetados nas áreas alagadas e fornecer alimentação a todos os atingidos em todas as cidades. Toda a equipe de governo está empenhada nesse trabalho de assistência”, declarou o governador, conforme comunicado divulgado pelo governo estadual no sábado à noite.