O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou a indicação da engenheira Magda Chambriard para assumir a presidência da Petrobras, sucedendo a Jean Paul Prates, que solicitou sua saída antecipada do cargo. Em nota divulgada pela empresa, Prates expressou sua intenção de encerrar seu mandato na petrolífera de forma negociada, aguardando a apreciação do Conselho de Administração.
Jean Paul Prates assumiu a presidência da estatal em janeiro de 2023 e, caso sua saída seja confirmada, renunciará também ao cargo de membro do conselho. Por sua vez, Magda Chambriard, engenheira química e civil, iniciou sua trajetória na Petrobras em 1980 e posteriormente integrou a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a partir de 2002, alcançando a posição de diretora em 2008 e a diretoria-geral em 2012, durante o governo de Dilma Roussef.
Conforme comunicado emitido pelo Ministério das Minas e Energia à Petrobras, a indicação de Magda Chambriard passará pelos trâmites internos de governança corporativa, incluindo análises de conformidade e integridade, além da apreciação pelo Comitê de Pessoas e pelo Conselho de Administração da companhia.
Magda Chambriard possui formação em engenharia química e civil pela UFRJ, com especialização em engenharia de reservatórios, avaliação de formações, produção de petróleo e gás, além de ter realizado cursos nas áreas de gestão em engenharia de produção, negociação de contratos de exploração e produção, gerenciamento de riscos, contabilidade, gestão, liderança e desenvolvimento para conselho de administração, entre outros.