A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), lançou o edital E-commerce.BR, que visa fortalecer o comércio eletrônico nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Serão investidos R$ 4,92 milhões em nove projetos selecionados, com foco em soluções que enfrentem os desafios de logística, capacitação digital e comunicação online enfrentados por micro, pequenas e médias empresas.
O processo seletivo será dividido em três etapas. Na primeira fase, 20 projetos serão selecionados, um por unidade da federação das regiões contempladas. Na segunda etapa, nove projetos receberão apoio financeiro de R$ 380 mil cada. Por fim, três desses projetos avançarão para a fase de escalonamento, com duração de um ano, contando com suporte técnico da ABDI e do MDIC e recebendo mais R$ 500 mil cada.
As inscrições estão abertas até 17 de fevereiro deste ano e devem ser realizadas por Redes de Inovação, compostas por, no mínimo, três instituições públicas ou privadas de nível estadual, distrital ou municipal, que atuem em apoio a micro, pequenas e médias empresas nas regiões foco do edital.
Segundo dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, o setor movimentou R$ 196,1 bilhões no Brasil em 2023, registrando um aumento de 4,8% em comparação com o ano anterior. Apesar do crescimento, há uma grande concentração de transações no Sudeste, que responde por 73,5% do total. Já o Nordeste, Centro-Oeste e Norte representam, respectivamente, 7%, 3% e 1,3% das vendas online.
O edital busca reduzir essa disparidade e promover o desenvolvimento econômico das regiões menos atendidas, oferecendo novas oportunidades para que empresas locais aproveitem o potencial do comércio eletrônico de forma sustentável e competitiva.