O Grupo CCR, líder em infraestrutura de mobilidade no Brasil, anunciou sua parceria como mantenedor da co.liga, a escola digital da Fundação Roberto Marinho (FRM) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). Essa colaboração é parte de um compromisso para promover a inclusão educacional e produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos gratuitos de economia criativa para capacitar e proporcionar oportunidades de emprego e renda.
A parceria de três anos estabelece a meta ambiciosa de formar 100 mil jovens na área da economia criativa até o primeiro semestre de 2025, dobrando o número de inscritos na plataforma co.liga, que atualmente conta com 50 mil alunos. O Grupo CCR também se compromete a criar um curso exclusivo e instalar um laboratório totalmente equipado em uma de suas instalações para uso gratuito pelos estudantes. O Instituto CCR alocará R$ 1,5 milhão para o projeto.
A co.liga é reconhecida por oferecer 47 cursos gratuitos de curta duração em campos como música, multimídia, design, artes visuais e tecnologia. A plataforma digital colaborativa proporciona uma oportunidade valiosa para os alunos se conectarem com profissionais e fortalecerem suas redes de contatos. Qualquer pessoa com 15 anos ou mais pode se inscrever gratuitamente no coliga.digital.
Além de receber certificados de conclusão, os estudantes podem usar os cursos como comprovação de capacitação profissional em seus currículos. Atualmente, mais de 50 mil pessoas de 12 países estão inscritas na plataforma, e mais de 15 mil já receberam certificados. Quatro em cada dez alunos conseguiram oportunidades de trabalho remunerado após a conclusão dos cursos.
Para alcançar a meta de 100 mil inscritos até 2025, o Grupo CCR aproveitará sua presença em aeroportos, estações de trens metropolitanos, metrôs e VLT para divulgar a co.liga e suas iniciativas por meio de comunicação visual.
A parceria com o Grupo CCR é vista como um passo significativo para a co.liga, fortalecendo sua rede e ampliando seu impacto na formação profissional e inclusão produtiva de jovens de classes C, D e E. Essa colaboração reflete o compromisso conjunto com a transformação social e o desenvolvimento futuro do país.
Sobre o Instituto CCR
Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 15 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
Sobre a Fundação Roberto Marinho
A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás. Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem.
] A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também está entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade e da equidade. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais. Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho. Saiba mais: www܂frm.org.br
Sobre a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI)
Sob o lema “Fazemos a cooperação acontecer”, a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é, desde 1949, a primeira organização intergovernamental para a cooperação Sul-Sul no espaço ibero-americano. Conta, atualmente, com 23 Estados-membros e 19 escritórios nacionais, além da Secretária-geral em Madrid.
Com mais de 650 projetos em andamento e 400 acordos de cooperação ativos, em parceria com entidades públicas, bancos multilaterais, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outros organismos internacionais, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação da Iberoamérica. Entre seus resultados, a organização contribuiu para a drástica redução do analfabetismo na região, com uma média de 12 milhões de beneficiários diretos nos últimos 5 anos.