O grupo militante palestino Hamas anunciou nesta segunda-feira (6) que concordou com uma proposta de cessar-fogo na guerra de sete meses contra Israel em Gaza. Ismail Haniyeh, líder do Hamas, comunicou aos mediadores do Catar e do Egito sobre a aceitação da proposta, conforme declarou brevemente o próprio Hamas, sem fornecer detalhes sobre os termos do acordo. Até o momento, Israel não emitiu nenhum comentário sobre o assunto.
Se o acordo entrar em vigor, representará a primeira trégua desde a pausa nos combates ocorrida em novembro, seguindo meses de esforços frustrados para interromper os confrontos e permitir a entrada de mais ajuda humanitária em Gaza. As negociações de cessar-fogo, conduzidas no Cairo, enfrentaram um impasse após um alerta de Izzat al-Rashiq, membro do Hamas, de que qualquer operação israelense em Rafah poderia colocar em risco as discussões de trégua.
Rafah, localizada na extremidade sul da Faixa de Gaza, tornou-se o refúgio final para cerca de metade dos 2,3 milhões de habitantes da região, muitos dos quais foram deslocados pelo recente conflito com Israel.