Na última quarta-feira, dia 30 de março, o encontro foi no Franco (Rua das Laranjeiras, 13), enquanto, na próxima quarta, dia 6 de abril, será no UCI do Norte Shopping (Av. Dom Helder Câmara, 5474, no Cachambi), a partir das 17h45. Com entrada franca, o evento tem como convidados os professores de Economia Daniel Sousa (comentarista do Estúdio I, da Globo News) e Fernando Padovani (docente na Uerj e doutor em Sociologia).
O tema do debate será o pós-guerra. Para acompanhar a mesa-redonda, é preciso fazer a reserva pelo site www.sympla.com.br.
Antes da mesa-redonda, alunos do Ensino Médio vão participar de um aulão interdisciplinar cujos temas serão os motivos históricos e as peculiaridades da guerra.
No Franco, o debate aguçou a curiosidade da plateia, em especial dos estudantes. Lucimar Motta, assessora pedagógica do Sinergia, aponta a importância de um evento como este:
– Refletir e dialogar, na escola, a partir dos contextos interdisciplinares e das múltiplas visões sobre este tema, intenciona trazer para os nossos alunos uma percepção mais ampla das consequências das guerras e buscar promover, ainda mais, uma cultura para a paz.
Grato pelo convite feito pelo Grupo Sinergia, Daniel Sousa destaca a importância do assunto:
– No atual momento não existe nenhum tema mais relevante, em termos de cultura geral, de atualidade. E mais: a guerra entre Rússia e Ucrânia é um divisor de águas: ainda que o conflito se resolva rapidamente, o relacionamento da Rússia com Europa, EUA e Japão não voltará a ser o mesmo. Há uma série de implicações que vai permanecer, independente da resolução do conflito. Por isso é importante que os alunos tenham contato com esse tipo de conteúdo, de discussão. Não há nada mais importante a ser debatido, na área de atualidade, ainda mais quando a gente projeta o futuro.
Fernando Padovani também elogia a iniciativa do Grupo Sinergia:
– É uma estratégia pedagógica muito importante para potencializar o aprendizado e o crescimento dos estudantes. Nesse exercício, é possível se conectar mais ainda com o mundo, e o tempo presente, alargar horizontes, exercitar a capacidade de análise a partir de questões contemporâneas reais. Afinal, saber aplicar os conteúdos trabalhados na escola na interpretação de situações reais é o maior indicador de que estamos ampliando nossa capacidade de ser e de estar no mundo.