Começa nesta terça-feira (28) a terceira edição do Presença Festival 2024: Uma Celebração à Diversidade, Equidade e Inclusão na Cultura, no Rio de Janeiro. O evento inaugura as comemorações do Mês do Orgulho LGBTQIA+ com uma programação diversa e inclusiva, destacando pessoas de grupos minoritários em posições de protagonismo.
“O Presença mantém o formato dos últimos anos, mas aumentamos a programação para esta edição. O festival cresceu tanto em quantidade de atrações quanto em dias”, disse o idealizador, diretor artístico e curador do evento, José Menna Barreto.
Este ano, o festival apresenta atividades que incluem música, dança, artes visuais, teatro, cinema e empreendedorismo. A abertura será no Teatro Cesgranrio com a Mostra de Teatro, gratuita, que se estenderá até domingo (2), apresentando três espetáculos sobre diversidade.
Nos dias 28 e 29, às 20h, será apresentada a peça “Angu”, com duas indicações ao 34º Prêmio Shell de Teatro, que aborda histórias de pessoas negras gays celebrando a vida. Nos dias 30 e 31, também às 20h, “Meu Corpo Está Aqui” será encenada, explorando as descobertas afetivas e sexuais de atores e atrizes com deficiência. Nos dias 1º e 2 de junho, às 18h e 19h respectivamente, a peça “Dos Nossos para os Nossos” valoriza a cultura preta brasileira e sua ancestralidade. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes de cada apresentação, sujeitos à lotação.
Nos dias 7 e 8 de junho, o Circo Voador sediará shows com elenco formado 100% por mulheres pretas, que são da comunidade LGBTQIA+ ou aliadas da causa. “Com isso, fazemos um recorte das camadas da diversidade. São mulheres pretas, mulheres trans e da comunidade LGBTQIA+. O Presença demonstra a importância de considerar essas camadas para que elas tenham espaço”, explicou o curador.
No dia 7, as cantoras baianas Luedji Luna e Majur, a rapper N.I.N.A, a DJ Laís Conti e o bloco Bloconcé abrirão os shows. No dia 8, Preta Gil e Gaby Amarantos, vencedora do Grammy Latino 2023, se apresentarão, junto com MC Soffia, DJ Sô Lyma e o bloco O Baile Todo. Os ingressos custam a partir de R$ 60 e podem ser adquiridos no site da Eventim, com meia entrada para estudantes e para quem doar um quilo de alimento não perecível. Há também um passaporte especial com desconto para os dois dias de shows.
Ainda no Circo Voador, nos dias 7 e 8 de junho, a exposição “Ixé Maku – Eu Ancestral”, da artista visual indígena Auá Mendes, destacará questões de identidade e pertencimento.
No dia 9 de junho, no Centro de Movimento Deborah Colker Gávea, haverá atividades gratuitas incluindo oficinas, exibição de curtas-metragens, exposição de artes visuais, feira de gastronomia, contação de histórias, workshops de dança, feira de moda, arte e design, além de apresentações musicais. “O dia 9 é focado em experiências de conhecimento e entretenimento, convidando toda a sociedade do Rio de Janeiro para participar gratuitamente”, destacou Menna Barreto.
Para o curador, o festival sempre foi diverso, mas este ano conseguiu dar “um belo salto para abarcar cada vez mais as identidades diversas presentes na arte e na cultura”. A programação completa do Presença Festival pode ser conferida no site do evento.