O Hemorio enfrentou extensas filas na manhã desta terça-feira (5), devido a uma colaboração entre o banco de sangue do Estado do Rio de Janeiro e a cantora Ludmilla. Cada doação de sangue possibilita a obtenção de ingressos para o evento Numanice, que ocorrerá no Estádio Nilton Santos, também conhecido como Engenhão, no próximo sábado (8).
Durante os dias 5 a 7 de julho, os doadores que realizarem uma doação em qualquer posto de coleta da instituição receberão um ingresso individual para o show. No entanto, as quantidades de ingressos são limitadas e podem se esgotar. As cadeiras disponibilizadas estão localizadas no setor superior do estádio.
Desde cedo, imagens das filas no Hemorio têm ganhado destaque nas redes sociais.
Essa parceria entre a cantora e a instituição não é nova, uma vez que Ludmilla foi embaixadora do Hemorio em 2021.
Até as 10h, a assessoria do Hemorio informou que mais de 200 pessoas já haviam realizado doações de sangue desde a abertura do banco de sangue. A expectativa é que aproximadamente 400 pessoas compareçam para contribuir e receber um ingresso. Segundo a instituição, esses números representam o dobro das doações em um dia comum.
Para realizar a doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar em bom estado de saúde, apresentando um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos só podem doar sangue com a autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar o documento de identidade do responsável.
Não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação e não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Pessoas com tatuagens ou piercings devem aguardar seis meses após a realização desses procedimentos para poderem doar. Aqueles que possuem perfurações na região oral ou genital não podem doar enquanto estiverem utilizando essas peças.
Os voluntários não devem ter contraído hepatite após os 10 anos de idade, nem estar expostos a doenças transmitidas pelo sangue, como sífilis, AIDS, hepatite e doença de Chagas. Mulheres grávidas, amamentando e usuários de drogas não são elegíveis para a doação de sangue.
Além disso, indivíduos que foram infectados pela Covid-19 podem doar sangue após 10 dias do desaparecimento dos sintomas. Aqueles que já foram vacinados podem doar após sete dias (48 horas no caso da Coronavac).
Para obter mais detalhes ou informações, os doadores podem consultar as redes sociais do Hemorio ou ligar para o Disque-Sangue, que funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.