Na manhã desta quarta-feira (5), uma creche foi alvo de um ataque que deixou quatro crianças mortas e outras quatro feridas em Blumenau, cidade localizada no Vale do Itajaí, Santa Catarina. O ataque ocorreu no início do dia na creche Cantinho Bom Pastor, uma escola particular situada no bairro Velha.
As vítimas fatais eram três meninos e uma menina, com idades entre 5 e 7 anos. De acordo com a polícia, um homem de 25 anos pulou o muro da creche portando uma machadinha, iniciando o ataque contra as crianças e desferindo golpes na região da cabeça.
Após o ataque, o homem se entregou no Batalhão da Polícia Militar, mas ainda está sendo investigado se há mais pessoas envolvidas no crime. A motivação do ataque ainda é desconhecida e as autoridades locais estão trabalhando para apurar as circunstâncias e os detalhes do ocorrido. A tragédia chocou a cidade e gerou comoção em todo o país.
“A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, que tem expertise na extração de dados de telefone e computadores. A gente quer identificar se tem mais algum participante, se mais alguém participou, como ele tramou esse plano, onde ele obteve informações”, disse o delegado-geral.
Logo após o ataque, os pais das crianças se dirigiram ao local e, segundo informações dos bombeiros, havia uma atmosfera de desespero. Inicialmente, apenas as equipes de segurança foram autorizadas a entrar na escola para socorrer as vítimas, e os sobreviventes foram liberados gradualmente.
Os pais aguardavam ansiosamente do lado de fora da escola em busca de informações. Até às 10h da manhã, todas as crianças já haviam sido retiradas da creche e estavam com suas famílias.
O Hospital Santo Antônio divulgou uma nota informando que quatro crianças feridas foram levadas à instituição, duas meninas e dois meninos, e que eles estão sob observação médica e recebendo tratamento para suturar os ferimentos. No entanto, os bombeiros afirmam que há apenas três feridos.
Este ataque ocorre menos de dez dias após um adolescente matar uma professora com golpes de faca e ferir outras três pessoas em uma escola em São Paulo. Desde 2011, mais de dez escolas foram alvo de ataques de criminosos no Brasil. O incidente em Blumenau reacendeu as preocupações com a segurança nas escolas e gerou comoção em todo o país.