O Hospital Israelita Albert Einstein está desenvolvendo uma nova plataforma de análise de dados para ajudar o Ministério da Saúde a avaliar e fiscalizar o funcionamento das unidades públicas de saúde e o uso dos recursos federais do SUS.
A plataforma, chamada de Plataforma de Auditoria e Monitoramento de Dados em Saúde (PAMDAS), se baseia no cruzamento de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outras fontes relevantes. O objetivo é criar políticas públicas, comparar entre estados e municípios e fornecer alertas para possíveis problemas.
A plataforma será implementada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e abrangerá detalhes de tratamentos complexos, infraestrutura e gestão hospitalar. Profissionais da Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (AUD-SUS) também serão treinados em inteligência artificial para usar a ferramenta. A ideia é tornar o processo de auditoria mais rápido e eficiente, identificando e solucionando problemas de estrutura e alocação de recursos em grande escala. O projeto deve ser concluído até o final de 2023.