A Imperatriz Leopoldinense fez história no carnaval do Rio de Janeiro de 2023, conquistando o título de grande campeã. A Verde e Branca de Ramos levou para casa o nono troféu de sua trajetória, apenas um ano depois de retornar ao Grupo Especial. Em 2019, a escola havia sido rebaixada para a Série Ouro, mas em 2020, conquistou o acesso e reestreou na elite em 2022, terminando em 10º lugar.
A vitória da Imperatriz Leopoldinense veio após um intervalo de 22 anos desde a última conquista. A escola apresentou uma divertida fábula sobre Lampião, o Rei do Cangaço. Sob a direção de Leandro Vieira, que conquistou seu terceiro campeonato no Grupo Especial, a vida e a morte do jagunço foram retratadas em meio à riqueza da cultura do cordel e à vivacidade do Nordeste multicolorido.
O enredo apresentado pela Verde e Branca destacou a jornada de Lampião, que foi barrado tanto no céu quanto no inferno. A narrativa divertida e envolvente encantou o público, que se entregou à apresentação com entusiasmo e emoção. Com uma interpretação de alto nível, a escola conseguiu transmitir a essência da história de Lampião, em uma homenagem à cultura nordestina e sua riqueza folclórica.
A vitória da Imperatriz Leopoldinense é um marco importante em sua história, que reafirma a qualidade de seu trabalho e seu compromisso com a tradição do carnaval carioca. A escola se consagra mais uma vez como uma das maiores referências do samba no país, com uma apresentação memorável que ficará na memória do público por muitos anos.
Desfile das campeãs
No próximo sábado (25), a Imperatriz vai encerrar o desfile das campeãs. Segundo a Liesa, há ingressos à venda no Setor 11 da Sapucaí, somente em dinheiro.
- 6º lugar: Acadêmicos do Grande Rio
- 5º lugar: Estação Primeira de Mangueira
- 4º lugar: Beija-Flor de Nilópolis
- 3º lugar: Unidos de Vila Isabel
- Vice-campeã: Unidos do Viradouro
- Campeã: Imperatriz Leopoldinense
O Império Serrano terminou em 12º lugar e foi rebaixado para a Série Ouro.