O Império Serrano, conhecido como o Reizinho de Madureira, realizará o primeiro ensaio técnico carbono zero da história do Carnaval. Em parceria com a Atmmos.io, uma start-up de inovação social carioca especializada em soluções de sustentabilidade, a escola compensará as emissões de CO2 geradas pelo transporte dos participantes e pelo uso de energia elétrica durante o evento.
O certificado de compensação de carbono será apresentado antes do ensaio técnico, marcando uma iniciativa pioneira na busca por práticas sustentáveis no Carnaval. A Atmmos.io, empresa de tecnologia verde, viabilizará os créditos de carbono beneficiando o projeto de conservação Jari Amapá na Amazônia.
Diego Carbonell, diretor de sustentabilidade do Império Serrano, destaca a importância dessa ação para as iniciativas relacionadas à estratégia de sustentabilidade da escola. Ele acredita que a visibilidade dessa ação impactará positivamente na conscientização não só dos imperianos, mas de todos os amantes do samba.
Augusto Veríssimo, CMO da Atmmos.io, considera a parceria um reflexo da inovação e do potencial do Rio como emergente no polo de tecnologia verde. Ele destaca que esta colaboração é um exemplo de como a inovação local pode impactar positivamente a tradição e a cultura.
Além de compensar a pegada de carbono do Império, a iniciativa confere à escola o selo ‘Compenso Carbono’, simbolizando o compromisso com um futuro mais sustentável e verde. O enredo do Império Serrano para o Carnaval 2024 é “Ilú-ọba Ọ̀yọ́: a gira dos ancestrais”, que saudará os orixás e grandes reis e rainhas do Império de Oyó.