Todos os anos, com a proximidade do inverno, a notícia falsa se espalha pela população por meio de mensagens pelo WhatsApp: uma campanha de doação de gorros/toucas de tricô para aquecer pacientes oncológicos em tratamento no Instituto Nacional de Câncer (INCA) e que tenham perdido os cabelos no tratamento. O motivo é nobre, no entanto, a campanha é fake e não atende às reais necessidades desses pacientes: neste mês de junho, por exemplo, é urgente receber doações de leite em pó integral 400gr e fralda geriátrica M e G.
“Por ser uma campanha falsa, até o local indicado para entrega dos itens está incorreto, o que nos dá ainda mais trabalho”, destaca a Gerente Geral do INCAvoluntário, Fernanda Vieira. Todos os anos recebemos uma grande quantidade que é suficiente para atender os nossos pacientes e ainda doamos para outras instituições”, destaca a gestora.
O endereço correto para entrega de doações aos pacientes atendidos pelo INCAvoluntário é Rua Washington Luís, 35, Centro, próximo à Praça Cruz Vermelha. O funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados. Além disso, todas as campanhas que dependem do apoio da população são divulgadas pelos canais de comunicação oficiais do INCAvoluntário: site (incavoluntario.org.br), Instagram (@incavoluntario), Facebook (@incavoluntario), Twitter (@incavoluntario1) e Linkedin (@incavoluntario).
“Estamos abertos para tirar quaisquer dúvidas sobre como são feitas nossas campanhas, arrecadações e quais estão em andamento, foram encerradas e as futuras. Uma forma de verificar a veracidade da informação é visitando nossos canais oficiais”, orienta Fernanda.
O INCAvoluntário é responsável pelo planejamento e promoção das ações voluntárias no Instituto Nacional de Câncer e conta com a colaboração de pessoas e empresas que realizam ou apoiam as atividades do programa junto aos usuários em tratamento no Instituto. Os objetivos são humanizar o ambiente hospitalar, resgatar a cidadania e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de seus acompanhantes, trazendo mais dignidade ao tratamento.