Jovens yanomami são assassinados por garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A triste notícia foi compartilhada pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’Kuana (Codisi-YY), Júnior Hekurari. Ele relatou que três jovens da comunidade foram mortos por disparos de arma de fogo na região de Homoxi. A região de Surucucu, localizada na fronteira com a Venezuela, é conhecida por ser uma das principais lideranças yanomami.
Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, visita comunidade yanomami em Surucucu. Ela passou uma noite no polo base para se informar sobre a situação da comunidade e realizou um sobrevoo para verificar locais de exploração ilegal de minérios no território yanomami.
Presença ilegal de garimpo afeta comunidade yanomami há anos. Os indígenas sofrem com desnutrição, doenças e violência, incluindo assassinatos. A situação piorou nos últimos quatro anos.
Mais uma criança indígena morre devido a desnutrição e desidratação. Equipes médicas solicitaram sua transferência para Boa Vista, mas condições climáticas impediram a decolagem da aeronave.