O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de nível laranja para baixa umidade relativa do ar, que afeta 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O aviso refere-se a áreas onde a umidade pode variar entre 12% e 20%, representando risco à saúde da população, especialmente em regiões das áreas Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.
Os estados sob o alerta incluem Tocantins, Rondônia, Pará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Além disso, foi emitido um alerta amarelo, indicando perigo potencial, para Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo, com umidade entre 20% e 30%.
Com a previsão de baixa umidade, o Inmet orienta a população a adotar medidas preventivas, como o aumento da ingestão de líquidos, evitar exposição ao sol e a prática de atividades físicas durante as horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h, e manter os ambientes internos adequadamente umidificados.
Em **Brasília**, após registrar o nível mais crítico de umidade do ano, com 7% no dia anterior, os níveis subiram para 12%, enquanto as temperaturas chegaram aos 31ºC. A previsão indica que a seca deve continuar nos próximos dias.