O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), emitiu um boletim de alerta indicando “grande perigo” de uma onda de calor em grande parte de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e uma faixa noroeste do Rio Grande do Sul.
Segundo o instituto, há um “risco à saúde”, com temperaturas até 5ºC acima da média. O Inmet recomenda que a Defesa Civil seja contatada através do número 199 em caso de problemas causados pela onda de calor.
Ao todo, 1.066 municípios desses estados podem ser afetados pelo aumento de temperatura, que começou às 14h desta quinta-feira (14) e deve persistir até as 18h de sábado (16).
O aumento de temperatura abrange uma ampla área afastada do litoral de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No entanto, as temperaturas também serão elevadas em outras regiões.
Na capital paulista, por exemplo, a temperatura mínima deverá subir dos 20ºC registrados nesta quinta-feira para 23ºC previstos para sábado. O mesmo padrão é esperado para as temperaturas máximas, passando dos 32ºC desta quinta-feira para 36ºC no sábado, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).