As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado começam nesta sexta-feira (19) e vão até 9 de fevereiro. O certame, que visa preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais, permite a inscrição por meio do aplicativo Gov.br.
A taxa de inscrição é de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para nível superior. Candidatos do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), beneficiários do Fies e ProUni, bem como doadores de medula óssea, estão isentos da taxa.
As provas estão marcadas para o dia 5 de maio em 220 cidades, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. A condução do concurso é responsabilidade do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O destaque do certame é a possibilidade de utilizar as listas de classificação para a ocupação de vagas em cargos temporários. A validade do concurso é de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses.
O ministério enfatiza que o concurso busca democratizar o acesso aos quadros federais, proporcionando oportunidades alinhadas às vocações dos candidatos. Recomenda-se a leitura cuidadosa dos editais para otimizar as trajetórias profissionais e acadêmicas dos interessados.