A partir desta segunda-feira (22), estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2024. As provas serão realizadas nos dias 15 e 16 de outubro.
Os órgãos de administração prisional e socioeducativa têm até o dia 2 de agosto para indicar as unidades que aplicarão o exame e o responsável pedagógico, que será encarregado de inscrever os candidatos através do Sistema Encceja. As inscrições se encerram no dia 9 de agosto.
Durante a inscrição, é necessário especificar quais provas o participante irá fazer e, se necessário, solicitar atendimento especializado ou tratamento pelo nome social. Essas indicações devem ser formalizadas por meio de um ofício, confirmando a adesão da instituição ao exame junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento deve ser enviado por e-mail com o assunto “Adesão Encceja Nacional PPL 2024”, informou o Inep.
O exame consiste em quatro provas objetivas, divididas por nível de ensino, nas seguintes áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, e redação; ciências humanas e suas tecnologias.
O Encceja foi criado para ajudar jovens e adultos a retomarem seus estudos. A participação é voluntária, gratuita e destinada àqueles que não concluíram seus estudos na idade apropriada. De acordo com o Inep, as provas avaliam competências, habilidades e conhecimentos adquiridos tanto no processo escolar quanto fora dele. As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados para certificar os participantes nos níveis de conclusão do ensino fundamental e médio.
Além de servir como referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, o exame também contribui para a implementação de políticas e procedimentos visando à melhoria da qualidade da educação de jovens e adultos. Ele ainda viabiliza o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.