Terminam nesta sexta-feira (7), às 23h59 (horário de Brasília), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Devido à calamidade pública causada por enchentes e temporais no Rio Grande do Sul, um novo calendário será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) especificamente para os moradores desse estado.
Os candidatos que necessitam de atendimento especializado ou que desejam solicitar tratamento por nome social também devem fazer suas solicitações até o prazo final das inscrições. As provas estão programadas para os dias 3 e 10 de novembro.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga até o dia 12 de junho pelos estudantes não isentos. O pagamento pode ser realizado via PIX, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança, ou por boleto bancário emitido na Página do Participante, onde também consta o QR Code para facilitação do pagamento. Os moradores do Rio Grande do Sul terão isenção dessa taxa.
Apesar das condições especiais para os gaúchos, o Inep assegura que esses estudantes podem se inscrever normalmente no período regular.
Enem
Criado em 1998, o Enem tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Além disso, é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Os resultados do Enem são utilizados para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni), sendo também aceitos por instituições privadas e por universidades de países de língua portuguesa que mantêm acordos com o Brasil.
Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar na condição de treineiros, visando à autoavaliação em anos anteriores à conclusão da educação básica.