O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia, a partir desta segunda-feira (11), uma semana de mutirão para reabilitação profissional. Equipes das superintendências regionais entrarão em contato com os segurados que aguardam atendimento, totalizando 37 mil na fila para avaliação socioprofissional em seis estados.
Não será necessário agendamento, pois as equipes do INSS farão contato direto com os segurados. O mutirão oferece 4.773 vagas distribuídas em São Paulo (580), Minas Gerais (1.530), Rio de Janeiro (88), Santa Catarina (630), Pernambuco (1.265) e Distrito Federal (680).
Após a avaliação inicial, os segurados considerados aptos ao programa de reabilitação profissional serão atendidos por especialistas, incluindo terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais.
Entendendo o Serviço
Os encaminhamentos para a reabilitação profissional no INSS podem ocorrer através de perícia médica, requerimento espontâneo ou, em último caso, pela Justiça Federal. A perícia médica avalia o segurado afastado temporariamente por incapacidade e, se constatada a impossibilidade de retorno permanente às atividades profissionais habituais, é encaminhado para avaliações pericial e socioprofissional.
Dependendo da situação, o segurado pode ser direcionado para treinamentos, cursos profissionalizantes e aprendizados para requalificação em uma atividade compatível com suas atuais condições de trabalho. Durante o programa de reabilitação, o segurado continua recebendo o benefício por incapacidade temporária. Ao final do processo, se obtiver resultado positivo, retorna ao mercado de trabalho em sua atividade original ou em outra compatível. Em caso negativo, ocorre a aposentadoria por invalidez.
O INSS enfatiza que o serviço de reabilitação profissional é um programa sequencial e não um atendimento isolado. O processo envolve várias etapas, e o segurado precisa atender a critérios específicos para ser elegível ao programa. O instituto destaca ainda que, devido à complexidade do processo de recuperação, possui acordos de cooperação técnica e convênios com entidades e empresas privadas para reabilitação física dos beneficiários elegíveis ao programa.