O governo do Rio anuncia patrocínio de R$ 9 milhões para as escolas de samba do Grupo Especial do carnaval. A Sececrj fará o investimento através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, dividindo o valor entre as 12 agremiações.
“O carnaval é o principal evento do calendário do Rio de Janeiro, quando todo o estado recebe turistas e viajantes de todo o mundo, fomentando mais que a nossa cultura, mas todo o setor de serviços, garantindo aquecimento da economia. É fundamental a gente olhar para o carnaval com esses dois conceitos: valorização da identidade cultural e oportunidade de geração de emprego, renda e arrecadação. A festa será linda e todos são bem-vindos”, disse o governador Cláudio Castro.
A Liesa, que representa as escolas de samba do Rio, requisitou o patrocínio de R$ 9 milhões para o Grupo Especial do carnaval, concedido através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Sececrj. O dinheiro será viabilizado por meio de renúncia fiscal de uma Declaração de Patrocínio (DEP), a partir da contribuição de empresas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), garantindo investimento em projetos culturais e financiamento para a arte do estado. A Light, que cumpriu todos os requisitos, será uma vez mais parceira do estado na financiamento da festa.
“Fortalecer a Lei Estadual de Incentivo à Cultura é fundamental para democratizar o acesso aos recursos da cultura”, afirmou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. Ela destacou a importância de trabalhar para fomentar, estruturar e celebrar a cultura fluminense, enfatizando a importância de exaltar a identidade local.
Além do patrocínio pela Lei de Incentivo à Cultura, o governo do Rio de Janeiro também lançou o pacote Folia RJ 2023, com investimento de R$ 12 milhões para o carnaval. Desse montante, R$ 4,3 milhões são destinados especificamente às escolas de samba através da iniciativa “Não Deixa o Samba Morrer”. Os projetos já podem ser enviados, com prazo final para entrega de documentação no dia 9 de fevereiro.