O fundador do app “Jade Autism” Ronaldo Cohin recebeu o prêmio diante de uma grande multidão no palco principal da Web Summit, durante o primeiro evento da empresa na América do Sul. Ronaldo venceu uma sessão final tensa, após derrotar quase 1.000 startups que participaram do evento no Riocentro.
A Jade Autism promove a educação inclusiva por meio da tecnologia. O software oferece suporte a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) ou outras comorbidades cognitivas, permitindo que escolas e professores ofereçam uma abordagem individualizada a cada aluno.
Ronaldo foi um músico de rock por muitos anos antes de retornar à universidade para estudar ciência da computação. Enquanto estudava, sua filha foi diagnosticada com autismo, o que o levou a escrever sua dissertação sobre a condição e as ferramentas em torno dela. A dissertação de Ronaldo lhe rendeu um prêmio acadêmico prestigioso e também garantiu o primeiro investidor da empresa.
“O PITCH é incrível, porque acho que é a parte mais importante – é melhor do que dinheiro. Existem outras competições em que você pode ganhar prêmios maiores, mas não têm esse tamanho”, disse Ronaldo.
“Muitas pessoas estão prestando atenção em quem fala no PITCH. Ontem, fiquei acordado até a 1h da manhã respondendo a mensagens no meu LinkedIn. Minha equipe de marketing disse que o Instagram está ficando louco porque muitas pessoas filmaram ontem e nos marcaram nas pesquisas”, acrescentou ele.
O PITCH é a competição de startups da Web Summit Rio, reunindo as principais startups em estágio inicial do mundo para uma batalha ao vivo no palco. 42 das 974 startups que exibiram na Web Summit Rio competiram nas rodadas de grupo do PITCH. Oito startups foram selecionadas para as semifinais, antes das três finalistas serem selecionadas para se apresentar no palco principal.
A Jade Autism foi fundada em 2018 e é usada por 160.000 crianças em todo o mundo. A empresa possui contratos governamentais no Brasil e no Reino Unido. Ronaldo acredita que o mercado potencial para a Jade Autism é enorme, já que 380 milhões de crianças em todo o mundo têm deficiências cognitivas e US$16 bilhões são gastos anualmente em tecnologia de assistência.
Ronaldo desenvolveu o programa com a ajuda de uma de suas co-fundadoras, Joice Andrade, uma graduada em psicologia que ele conheceu na universidade. Embora ele tivesse o conhecimento técnico, ele credita a Joice por ajudar a unir o técnico, educacional e psicológico para formar a Jade Autism. O Dr. Marcelo Masruha também é co-fundador da empresa e atua como CMO.
Esta é a segunda competição PITCH de Ronaldo, tendo se apresentado anteriormente na conferência principal da Web Summit em Lisboa, em novembro passado.