Janja Silva, primeira-dama da República, parabeniza Imperatriz Leopoldinense pela vitória no Carnaval 2023 do Rio de Janeiro.
“Parabéns para a minha querida Imperatriz, campeã do carnaval carioca, com um enredo histórico sobre Lampião. Muito grata por ser madrinha da Velha-Guarda da escola este ano”, escreveu Janja, em uma de suas redes sociais.
No início de 2023, Janja da Silva se aproximou da escola de samba de Ramos depois que a youtuber Antônia Fontenelle fez críticas à primeira-dama do país, relacionando-a à Velha Guarda da escola. Ao criticar o visual escolhido para a posse do presidente Lula, Fontenelle afirmou:
“É isso. Isso aqui é a velha guarda da Imperatriz Leopoldinense”, disse.
Logo em seguida, uma seguidora questiona a razão da comparação com a escola de samba, e a youtuber responde:
“Escola apática, nem fede, nem cheira. É a Imperatriz Leopoldinense. Nem é a velha guarda da Mangueira, da Mocidade ou da Grande Rio”, disse.
Em relação às declarações, a presidente da Velha Guarda enfatizou que todos os membros carregam consigo um pouco da história do samba.
“Digna de pena. Não sabe o amor que temos pela Imperatriz e pelo samba. Quando um foi atingido, todas as escolas se manifestaram”, disse Solange.
Após tomar conhecimento da comparação, a presidente da agremiação, Cátia Drumond, enviou um ofício à Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), solicitando que Antônia Fontenelle não fosse credenciada para qualquer finalidade ou função. A Liesa oficialmente repudiou os comentários feitos pela youtuber.
Madrinha
Aceitando o convite feito no início de fevereiro, Janja tornou-se a madrinha da Velha-Guarda, após as críticas feitas à primeira-dama.
“Tire minha comida, minha água, mas não tira meu carnaval. Ainda não sabemos como ficarão os compromissos daqui pra frente, mas farei de tudo para estar na quadra e na Sapucaí e conhecer a Cidade do Samba”, destacou a primeira-dama.