Neste sábado (7), no Stade de France, a brasileira Jerusa Geber brilhou nos Jogos Paralímpicos de Paris ao conquistar a medalha de ouro nos 200 metros classe T11, com o tempo de 24s51. A acreana de 42 anos igualou o recorde paralímpico estabelecido pela britânica Libby Clegg nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.
Jerusa, que já havia vencido a prova dos 100 metros T11, demonstrou seu excelente desempenho ao superar a favorita Liu Cuiqing, da China, recordista mundial da prova. Com isso, ela atingiu seu primeiro ouro paralímpico, somando agora seis medalhas no total, sendo duas de ouro, além das pratas e bronzes anteriores. A chinesa ficou com a prata ao completar a prova em 24s86, enquanto o bronze foi para Lahja Ishitile, da Namíbia, com o tempo de 25s04.
“Estou muito feliz, não estou acreditando no que aconteceu. Me cobrava muito nos 100 metros, mas deu tudo certo, glória a Deus”, celebrou Jerusa, destacando o êxito ao derrotar a recordista mundial.
Além da conquista de Jerusa, o brasileiro Thomaz Ruan também subiu ao pódio neste sábado, levando o bronze nos 400 metros T47 (para amputados de braço), com o tempo de 47s97. A prova foi dominada pelos marroquinos Aymane El Haddaoui e Ayoub Sadni, que ficaram com o ouro e a prata, respectivamente.