O isolamento social trouxe novas perspectivas de vida para a sociedade de uma maneira geral. Pessoas que trabalham ou estudam fora tiveram que se adaptar e fazer suas atividades diretamente de suas casas, pelo menos durante esse período em que são necessárias as medidas de controle e prevenção. Este movimento repentino virou notícia e os resultados dele foram novos hábitos adquiridos ou somados.
E se isso refletiu no campo dos trabalhos e educação, também gerou impactos na diversão. Com eventos cancelados, e impedidos de frequentar locais públicos com grandes aglomerações, o público teve que se adaptar também, buscando entretenimento rápido e que pudesse fazer dentro de casa. Houve uma busca por alternativas online, e ao lado das plataformas de streaming de vídeo, as mais buscadas foram aquelas voltadas aos jogos online.
Existia mesmo um prognóstico de que o mercado de jogos iria crescer no Brasil cerca de 5,3% até 2022, com a receita global chegando em US$ 2,4 trilhões em 2022. Como vemos, esse crescimento já era esperado, mas avolumou-se de maneira surpreendente nestes primeiros meses de 2020. E é aqui que entram os jogadores.
E quando falamos em jogadores, falamos em dois grupos: O primeiro, formado por aqueles que acessavam de maneira pouco regular, fazendo pouco uso de ferramentas de jogos online. Estes passaram a acessar mais vezes e em horários mais diversos. O segundo grupo, formado por aqueles já tinham por hábito acessar as plataformas, continuaram o hábito, ou aumentaram seus horários online.
A soma desses dois grupos fez explodir o número de acessos ao mesmo tempo, antecipando em muito, as tendências de crescimento do setor. Houve, por exemplo, um crescimento no número de usuários em redes como Twitch, somente nos Estados Unidos. Também foram ampliados o número de transmissões ao vivo durante a quarentena. São dois lados de uma moeda.
Os jogos se tornam, de maneira definitiva, uma fonte tanto de diversão quanto de aumento da Economia, para aqueles que desejam investir neles. E dentre os esportes que experimentaram um grande crescimento justamente por unir o fator econômico com o recreativo está o poker.
Um fator positivo verificado também foi o crescimento das premiações, reflexo do aumento na quantidade de mesas virtuais – que aumentaram cerca de 150% desde janeiro. Isso acabou atraindo a atenção dos jogadores mais experientes, e também dos que estão aprendendo os primeiros passos do jogo. Um bom exemplo do que citamos pode ser verificado no KSOP, torneio que traz grandes nomes do poker latino-americano e que este ano tem sua segunda edição online com prêmios recordes de 444 mil dólares.
Essas cifras trazem um incentivo ainda maior, já que muitas pessoas passaram a investir seu tempo e dedicação a aprender as regras e assim se superar nas plataformas online. E se conhecermos as histórias de nomes como o mineiro João Simão, André Akkari, Ennio Bozzano, Luiz Duarte e outros tantos que começaram de maneira recreativa e se tornaram profissionais, a inspiração é ainda maior. Essa indústria, em si, cresce a números espetaculares. Mas não é a única.
Não é via de regra, mas há tipos de jogos que atraem sobretudo o público mais jovem e que começam a disputá-los ainda na adolescência. Esses jovens irão realizar partidas online com jogadores de outros lugares do mundo. O bom é que vários destes acabam também buscando profissionalização e ajudando esse mercado a ganhar destaque. É o caso de jogadores que passam a fazer parte de equipes do do League of Legends (LoL) e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), que fazem parte de alguns dos mais populares eSports.
Com torneios de esportes físicos cancelados em todas as categorias pelo mundo, os eSports não sofreram grandes perdas, se considerarmos que grandes campeonatos já eram realizados de maneira remota. Ao contrário, eles até cresceram com a quantidade de pessoas em casa. Este mercado manteve um público já cativo, que passou a assistir às transmissões, aumentando a audiência da Sportv em 10% durante a transmissão do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), com os números de espectadores deste campeonato superiores aos do LCS, liga norte-americana.
Outra categoria de jogos bastante buscada, o CS:GO, possui nomes que vem a cada dia ampliando seu destaque, até para aqueles que não conhecem os jogos. Nos últimos meses Alexandre Gaules ou hashtags voltadas a ele vem aparecendo constantemente no Twitter. Não é por menos. O jogador brasileiro possui muitos seguidores em seu canal que é o mais assistido no mundo e conseguiu bater seu próprio recorde de espectadores simultâneos, com 390 milhões de pessoas online. Tal fato já era esperado pelos organizadores dos eventos, que comemoraram o sucesso.
Em suma, pelo que verificamos até o momento, essa tendência de crescimento, já apontada em números anteriores, se mantém. E mesmo com o retorno das atividades ao novo normal quando acabar a quarentena, acredita-se que os números dos jogos online irão manter-se em um bom patamar. Isso será possível graças aos usuários que já descobriram quais são as suas categorias favoritas de jogos e às empresas, que investirão pesado nesse público, visando barganhar suas atenções.