O jornalista Jonas Moura faz sua estreia no universo literário com o lançamento de Havana Viva, disponível em formato e-book pela Editora Viseu. A obra é resultado de uma viagem à capital cubana em outubro de 2022, combinando palavras e imagens para oferecer uma visão aprofundada de uma Havana marcada por desafios econômicos, sociais e históricos.
Por meio de uma narrativa envolvente, Moura convida o leitor a desbravar as ruas e os contrastes de Havana, revelando uma cidade que, mesmo enfrentando décadas de embargos econômicos e o impacto da pandemia de Covid-19, permanece viva, acolhedora e repleta de histórias.
Além das ideologias: uma perspectiva humana
Para Jonas Moura, o livro é mais que um registro de viagem. É um convite à reflexão sobre a essência de um povo que vai além das polarizações políticas. “Foram quase dois anos mergulhado em um processo de escrita para compartilhar essa experiência e organizar as minhas impressões sobre Havana. Cuba sempre foi um país que me chamou à atenção. A sua cultura e história são fascinantes. Contudo, as ideologias políticas fazem com que muitas pessoas não enxerguem a beleza e também os problemas que a ilha enfrenta há anos. No meu livro, eu proponho uma reflexão sobre isso. Um novo olhar para aqueles que pouco sabem de Havana. Assim como, um choque de realidade para quem já conhece e pensa que está tudo bem por lá”, diz o escritor.
Dividido em três partes, o livro contextualiza a evolução histórica de Cuba, relata as vivências do autor na cidade e encerra com uma entrevista com o sociólogo Leon K. Nunes, que reflete sobre os desafios econômicos e as perspectivas de uma ilha que já foi símbolo de resistência ao imperialismo.
Críticas e recepção: um relato imersivo
A obra recebeu elogios do jornalista Wander Veroni, que, em seu blog Café com Notícias, classificou Havana Viva como um convite a sentir a pulsação da cidade. “Ao longo de suas páginas, Moura mistura memórias, história e uma boa dose de reflexão. De cara, Jonas nos conduz pelo passado da ilha, relembrando o peso histórico que Cuba carrega nos ombros: o fervor revolucionário, os embargos econômicos e a constante luta para encontrar um equilíbrio entre ideologias e realidade“, destacou Veroni.
“Jonas descreve essas cenas com uma escrita leve e fluida, quase cinematográfica. É como se o leitor estivesse ao lado dele, ouvindo o barulho dos carros, sentindo o cheiro do sal do mar e espiando os cubanos que, apesar de tudo, nunca perdem o ritmo”, conclui o crítico.
Disponibilidade e formatos
Havana Viva já pode ser adquirido em e-book por meio de plataformas como Amazon e Toca Livros. A versão impressa está prevista para lançamento ainda neste ano, ampliando o acesso à obra que promete marcar o início de uma promissora trajetória literária para Jonas Moura.
Sobre o autor
Nascido em Recife e radicado no Rio de Janeiro há 22 anos, Jonas Moura é jornalista, roteirista e escritor. Premiado em 2019 no Prêmio Café Brasil de Jornalismo, Moura também participou da VII Edição do ROTA Festival, conquistando o primeiro lugar no pitching online de curtas-metragens infantojuvenis com o projeto A.LM.A..
Com Havana Viva, o autor reafirma seu talento ao unir suas experiências jornalísticas a uma narrativa literária que emociona, informa e provoca reflexões sobre uma das culturas mais emblemáticas do Caribe.
Serviço
Livro: Havana Viva
Disponível para vendas em diversas plataformas online, formato de e-book em lojas virtuais como a Amazon e Toca Livros.
Ainda neste ano, também poderá ser adquirido no formato impresso.