O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou hoje (8) sobre os ataques golpistas ocorridos em Brasília, no dia 8 de janeiro, marcando o primeiro mês desde o ocorrido. Em suas redes sociais, o presidente compartilhou um vídeo que mostra imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto durante a invasão e destruição do local, bem como dos estragos causados e das primeiras ações realizadas para investigação e limpeza.
No vídeo, Lula destacou a importância da democracia como patrimônio mais precioso da população e condenou os ataques golpistas aos edifícios do poder público, incluindo o Palácio do Planalto, STF e Congresso Nacional. Ele afirmou que a investigação dos responsáveis continuará e que a democracia será sempre defendida.
“No dia 8 de janeiro, a sede dos nossos poderes foi invadida e vandalizada por pessoas que desrespeitam o povo e o Brasil. 1 mês depois, seguimos firmes trabalhando na defesa da democracia, união e reconstrução do país”, escreveu o presidente. “A democracia é o patrimônio mais precioso da população brasileira. E a justiça será firme contra quem tentar tirá-la do povo”, completou.
Um mês após os violentos ataques, a investigação continua. Na última quinta-feira (7), a Polícia Federal realizou a quinta fase da Operação Lesa Pátria, visando identificar indivíduos envolvidos na invasão e saques dos prédios governamentais.
A Justiça Federal já bloqueou R$ 18,5 milhões em bens dos suspeitos, para cobrir o prejuízo causado pelo vandalismo em instalações públicas e em bens culturais. A Advocacia-Geral da União pediu o aumento do bloqueio para R$ 20,7 bilhões, após reavaliação dos danos na Câmara dos Deputados.
Em resposta aos atos terroristas, o governo federal está propondo medidas para endurecer a legislação sobre crimes contra o Estado Democrático de Direito. Essas medidas foram reunidas em um pacote conhecido como o “Pacote da Democracia”.