Nesta quarta-feira (4), o presidente Lula recebeu no Palácio do Planalto alunos, professores e diretores das 21 escolas que atingiram a nota máxima no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O indicador mede a qualidade do ensino no Brasil ao combinar os resultados de avaliações de leitura e matemática com as taxas de aprovação, buscando alinhar o desempenho acadêmico com a progressão escolar.
Durante o evento, Lula destacou a importância de replicar as práticas adotadas pelas instituições de excelência. “Temos a tarefa de colocar em prática as ações das escolas com nota 10 no Ideb para replicá-las em todas as outras. Nenhum país se desenvolveu sem investir na educação”, afirmou o presidente. Ele também ressaltou a necessidade de condições adequadas para o aprendizado e valorização dos professores, lembrando a criação do Piso Salarial Nacional.
Todas as escolas com nota 10 estão situadas na região Nordeste: 15 no Ceará, 5 em Alagoas e uma em Pernambuco, reafirmando o destaque da região no cenário educacional brasileiro.