A nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta segunda-feira (27) que a empresa está empenhada no desenvolvimento da indústria nacional de fertilizantes. Em sua primeira entrevista após tomar posse, ela abordou o contrato com o Grupo Unigel, que atualmente está sendo questionado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
“O Brasil importa cerca de 80% dos fertilizantes que utiliza. Uma grande parte deles é de nitrogenados, feitos com gás natural. A Petrobras vende gás. Se ela tem um produto que faz sentido ser vendido para fazer fertilizante, nós queremos ajudar a desenvolver o mercado”, explicou Chambriard.
Ela destacou que as ações da Petrobras estão alinhadas ao planejamento estratégico da empresa e serão cuidadosamente analisadas. “Não é só desenvolver por desenvolver. Queremos um mercado estruturado para vender nosso produto. Não faremos isso a qualquer preço. Faremos desde que seja lucrativo. Se precisar abaixar um pouco o preço do gás para conquistar o mercado e garantir sua expansão, está valendo. Desde que dê lucro e seja vantajoso”, acrescentou.
O contrato com a Unigel, firmado em dezembro de 2019, envolve o arrendamento de duas fábricas de fertilizantes em Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), que estavam paralisadas devido a operações deficitárias. A Unigel retomou a produção nas unidades, mas a interrompeu no ano passado por falta de viabilidade econômica.
No mês passado, a área técnica do TCU solicitou a suspensão do contrato devido a possíveis irregularidades, indicando um prejuízo de R$ 487,1 milhões em oito meses. A Petrobras busca um acordo para evitar a suspensão e, recentemente, o TCU rejeitou o pedido de mediação para uma solução consensual.
Chambriard reafirmou que a Petrobras respeitará o TCU e que a empresa provará que os fertilizantes são um bom negócio. “Ninguém aqui vai rasgar dinheiro”, afirmou. Ela defendeu o contrato com a Unigel como uma estratégia lógica. “Desbravar mercados começando por algo já existente é mais fácil. Mas tem que ser lucrativo. Se o TCU tem dúvidas, vamos respondê-las”.