A Estação Primeira de Mangueira anunciou nesta quinta-feira (25) o enredo para o Carnaval de 2025: “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”. A narrativa, de acordo com a escola, pretende destacar a “historicidade preta e carioca que conecta passado e presente por meio das vivências cotidianas”.
Com um foco social forte, o tema reforça a crescente tendência de desfiles com temáticas afro para o carnaval do próximo ano. A Mangueira também apresentou a logomarca do enredo e um vídeo, narrado pela escritora Conceição Evaristo, com imagens gravadas na comunidade da Zona Norte do Rio, um dos redutos do samba carioca.
O enredo, concebido pelo carnavalesco Sidnei França, busca explorar as pesquisas sobre os registros de milhões de escravizados e valorizar os saberes e práticas banto no Brasil. A proposta é construir um panorama do cotidiano carioca através das violências e prazeres, lançando um olhar sobre as experiências das camadas populares e invisibilizadas nas práticas socioculturais da cidade.
“O entendimento da nossa terra revela a verdade sobre corpos afetados pelo apagamento de sua identidade preta. A alma carioca, atrevida por essência e rica em ancestralidade bantu, é moldada por dores e paixões, carregando na memória a cruel violência, mas também as experiências revolucionárias de liberdade, que nos ensinam a desafiar a morte, celebrar a vida e fazer carnaval”, explica França.