Maricá Filmes fez um anúncio significativo no Rio2C 2024, o maior evento de criatividade da América Latina, um novo edital com aporte de R$ 500 mil para licenciamentos e produção de obras originais. Este movimento reforça o compromisso da plataforma pública de streaming com a promoção da cultura de forma inclusiva e sustentável.
Com plateia concentrada em uma sala lotada, a Maricá Filmes, a primeira plataforma pública de streaming do país, reuniu diversos olhares interessados em conhecer o projeto e o município que lhe dá nome, Maricá, localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro. Hoje, tive a oportunidade de conversar com a equipe do stand da Maricá Filmes, que estava animada em compartilhar as novidades.
A mesa temática “Maricá: Criativa, Popular e Sustentável”, que rolou no dia 06 foi mediada pelo influenciador social e empresário AD Junior. Participaram da discussão figuras importantes como o subsecretário de governo do município, Alexandre Costa, e as moradoras ilustres Conceição Evaristo e Helena Theodoro. A conversa emocionou os presentes ao destacar como a gestão pública de Maricá, alinhada à Agenda 2030 da ONU, busca garantir direitos e felicidade para seus moradores através de diversas iniciativas, incluindo a moeda social “Mumbuca”.
“Se conseguirmos oferecer todos os direitos das pessoas, garantimos assim o direito delas à felicidade”, refletiu Alexandre Costa. Ele enfatizou que ações como a moeda social “Mumbuca” são fundamentais para movimentar a economia local e manter os moradores na cidade.
Conceição Evaristo compartilhou sua experiência de mais de uma década vivendo em Maricá, destacando a gestão pública exemplar da cidade: “Quando vejo Maricá fazendo uma gestão pública que é exemplar para outras cidades, eu digo: se desejam fazer, façam, porque é de direito da população uma vida mais justa.” Helena Theodoro complementou ressaltando a representatividade e a diversidade da cidade, que acolhe e valoriza todas as comunidades.
A Maricá Filmes, desenvolvida pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, foi lançada na edição de 2023 do Rio2C. Desde então, a plataforma publicou um edital inicial com o aporte de R$ 500 mil, resultando em mais de 900 obras inscritas de todo o país. Agora, a plataforma oferece um catálogo de 65 títulos que refletem a diversidade cultural brasileira.
O novo edital anunciado no evento visa a continuidade desse sucesso e a expansão da plataforma com novas obras originais produzidas por profissionais de Maricá e alunos da Incubadora de Inovação Social e Cultura do Município. AD Junior finalizou a discussão destacando a importância de ver pessoas negras discutindo o futuro da sociedade: “A cidade do futuro é a cidade que todos possam falar sobre ela e hoje nós, pessoas pretas, estamos aqui falando sobre o futuro como pensadores da sociedade que somos.”
Após o bate-papo, os presentes conferiram as ativações no stand da Maricá Filmes e participaram de um brunch oferecido pela equipe. A plataforma está disponível via web e aplicativos para Smart TV, tablet e celular, oferecendo conteúdos que ampliam o conhecimento, a cultura e a consciência crítica.
Para mais informações e acesso ao conteúdo, a Maricá Filmes pode ser encontrada no site www.maricafilmes.com.br e através do aplicativo disponível na App Store e Play Store.