Durante o evento Rio2C, a Prefeitura de Maricá apresentou a sua mais nova empreitada, a plataforma de streaming Maricá Filmes. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o projeto é resultado de uma encomenda tecnológica do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).
A plataforma faz parte da Incubadora de Inovação em Cultura, que tem como objetivo não só fomentar a indústria audiovisual, mas também promover a qualificação profissional em áreas como Cinema, Game e Carnaval. Com o lançamento da Maricá Filmes, o público terá acesso a conteúdos diversos, como curta e longa metragens, cursos e lives.
Ainda durante o evento, foi anunciado que nos próximos meses será lançado um edital com um aporte de 500 mil reais para licenciamento de conteúdo na plataforma. Com esse investimento, a Maricá Filmes poderá disponibilizar ainda mais conteúdo de qualidade para o público. “O projeto de uma plataforma de streaming pública é um sonho que nasceu no meio de uma crise pandêmica. Entendeu-se a necessidade de apostar na indústria audiovisual, de olhar para as encomendas tecnológicas, de trazer soluções às questões sociais”, explicou o presidente do ICTIM, Carlos Senna.
Durante sua visita a Maricá, o diretor do filme Malês, Antônio Pitanga, compartilhou seus sentimentos em relação à cidade: “Quando procurei a minha Bahia, naquele momento, descobri que Maricá estava tão perto, tão perto de mim e eu revisitei Maricá e falei: é aqui. Maricá é o estúdio aberto desse Brasil”, disse o ator, que filmou seu novo longa na cidade.