Após duas temporadas de sucesso de público e críticas no Sesc Tijuca e Teatro das Artes e receber o prêmio Cenym 2022 de melhor monólogo e melhor texto, o espetáculo reestreia no Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema no dia 06 de janeiro.
Através da história da mítica estrela do cinema, a peça convida a uma reflexão sobre a solidão e sua cada vez maior presença na vida da população mundial nos dias de hoje.
O espetáculo “Marilyn, por trás do espelho”, solo da atriz Anna Sant´Ana, tem direção de Ana Isabel Augusto, encenadora portuguesa com mais de 25 anos de experiência, diretora-fundadora do grupo de teatro do ISCTE-IUL, de Lisboa, em atividade há mais de 20 anos. Ana Isabel veio ao Brasil especialmente para dirigir a montagem.
Através da história de Marilyn Monroe, estrela mundial do cinema e mulher-ícone do século XX, a peça convida a uma reflexão sobre solidão e depressão, temas atuais e urgentes no mundo contemporâneo, especialmente com o advento da pandemia mundial. “Marilyn, por trás do espelho” investiga uma Marilyn menos conhecida, para além do glamour que a eternizou. A mulher por trás do espelho, com que muitas mulheres – e por que não homens – se identificam. Os medos, a solidão, o desejo de ser mãe, a luta pelo reconhecimento na carreira, o abandono, os relacionamentos abusivos, a baixa autoestima, temas universais que se conectam com o público. O trabalho foi concebido a partir de longa
pesquisa de Anna Sant’Ana em livros, filmes e reportagens sobre a vida de Marilyn, iniciada em 2010.
“O que me apaixona neste projeto é a possibilidade de ver refletidas em nós tantas questões que fizeram parte da vida de um dos maiores ícones da nossa geração. Com um foco marcado no que significou – e ainda significa – ser mulher. Ser mulher com as complexidades e sonhos e expectativas que nos atravessam e puxam em todas as direções, deixando-nos tantas vezes com a sensação de frustração e falha. ‘Marilyn atrás do espelho’ é uma viagem ao interior desta personagem criada por Norma Jean nos seus maiores momentos de fragilidade. Uma incursão que obriga a questionar se ser Marilyn não são todas essas escolhas que me deixam a mim, e a ti, e a todos nós, a fabricar uma persona que não passa de um eco do que verdadeiramente somos.”, diz a diretora, Ana Isabel Augusto.
“Percebi que atrás de uma artista tão controversa, considerada símbolo de glamour e sensualidade, havia uma mulher como qualquer uma de nós, que tinha desejos, medos, frustrações, inseguranças e, principalmente, uma solidão que a acompanhava.”, endossa a atriz e idealizadora do projeto, Anna Sant’Ana.
60 ANOS SEM MARILYN
No dia 04 de Agosto, que a peça estreou no Sesc Tijuca, completaram exatos 60 anos sem Marilyn Monroe. A efeméride vem movimentando segmentos variados, que deram origem a reportagens, documentários, séries e filmes no streaming, peças teatrais, livros, exposições e até mesmo leilões – num leilão da Christie’s, seu portrait, feito por Andy Warhol em 1962, tornou-se a peça mais cara do século XX, ultrapassando nomes como Picasso.
No mesmo dia da reestreia 08 de Setembro, o tão aguardado filme “Blonde”, com Ana de Armas, será lançado no Festival de Veneza, e no dia 23 de Setembro na Netflix.
FICHA TÉCNICA
Idealização, Atuação e Argumento: Anna Sant’Ana
Dramaturgia: Daniel Dias da Silva
Direção: Ana Isabel Augusto
Supervisão de Direção: Roberto Bomtempo
Assistente de Direção: Letícia Reis
Iluminação: Renato Machado
Trilha Sonora: Tibor Fittel
Figurinos e Caracterização: Joana Seibel
Cenário: Natália Lana
Direção de Movimento: Sueli Guerra
Preparação Vocal: Rose Gonçalves
Design Gráfico: Guilherme Lopes Moura
Fotos: Andrea Rocha/ZBR e Roberto Cardoso
Filmagem e Edição de Videos: Alyrio Tkaczenko
Visagismo: Camila Pio e Fernanda Pio
Costureiras: Nice Tramontin
Cenotécnico: André Salles e Equipe
Fisioterapeuta: Alessandro Costa
Preparação Física: Gustavo Bassan
Operação de Som: Tiago Abreu
Operação de Luz: Kadu More e Augusto Faustino
Contra-regra/Camarim: James Simão
Direção de Produção: Anna Sant’Ana
Realização: Sant’Ana Produções e Artes e Movimento Carioca
Serviço
“Marilyn, por trás do espelho”
REESTREIA: dia 06 de janeiro – sexta-feira
Horário: 20h
Local: Casa de Cultura Laura Alvim
Horários: Sexta e Sábado às 20h / Domingo às 19h
Ingressos: R$50,00, R$25,00 (meia)
Bilheteria: (21) 2332-2015
Vendas Online: http://funarj.eleventickets.com
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 90 min
Capacidade: 190 lugares
Temporada: até 29 de janeiro