Marrocos, Espanha e Portugal foram oficialmente escolhidos para sediar a Copa do Mundo de 2030, enquanto Uruguai, Argentina e Paraguai terão a honra de serem os anfitriões dos três primeiros jogos do torneio, celebrando assim o centenário da competição, conforme anunciado pela Fifa nesta quarta-feira, dia 4.
A Fifa revelou que a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha foi a única proposta para abrigar o torneio, embora a decisão oficial da sede estivesse prevista apenas para o próximo ano.
A primeira edição da Copa do Mundo, em 1930, aconteceu no Uruguai e viu os anfitriões conquistarem o título ao derrotar a Argentina na final, realizada em Montevidéu.
A determinação tomada nesta quarta-feira representa um marco, pois será a primeira vez que a Copa do Mundo será realizada em três continentes e seis nações diferentes, o que pode implicar na disputa dos jogos da fase de grupos em diferentes estações do ano, dependendo do hemisfério.
A Fifa divulgou em comunicado: “O Conselho da Fifa chegou a um consenso unânime de que a candidatura única de Marrocos, Portugal e Espanha será a anfitriã do evento em 2030, com a concessão de vagas automática para suas seleções”.
Além disso, levando em consideração o significado histórico da primeira Copa do Mundo realizada no Uruguai, o Conselho da Fifa concordou unanimemente em promover uma cerimônia especial de celebração do centenário na capital do país, Montevidéu. Também foram confirmados três jogos da Copa do Mundo a serem realizados no Uruguai, Argentina e Paraguai, respectivamente.
Anteriormente, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, já havia dado uma prévia do anúncio ao afirmar: “A Copa do Mundo Centenária 2030 começa onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão as partidas de abertura do #MundialCentenario!”, em uma postagem nas redes sociais, sem entrar em detalhes adicionais.
A Associação de Futebol Argentino (AFA) também compartilhou a empolgação, anunciando que a seleção argentina, vencedora da Copa do Mundo em 2022, “disputará o primeiro jogo da fase de grupos da Copa do Mundo de 2030 em casa, junto ao seu povo”.
A última edição da Copa do Mundo, em 2022, foi realizada no Catar.
“Em um mundo dividido, a Fifa e o futebol estão unidos”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino. Ele acrescentou que o primeiro dos três jogos programados para a América do Sul será realizado no Estádio Centenário, em Montevidéu, local onde aconteceu a primeira Copa do Mundo, em 1930.
Copa do Mundo retorna à Espanha
Apesar de Portugal e Marrocos nunca terem tido a oportunidade de sediar uma Copa do Mundo, a Espanha já teve essa honra em 1982.
Pedro Rocha, presidente do Comitê de Gestão da Real Federação Espanhola de Futebol, compartilhou seu entusiasmo em trazer o torneio de volta ao país, que conquistou o título da Copa do Mundo em 2010.
“Tenho absoluta confiança de que, junto com Marrocos e Portugal, organizaremos a edição mais memorável da Copa do Mundo”, afirmou.
Portugal, que sediou a Eurocopa em 2004, finalmente terá a oportunidade de receber a Copa do Mundo após ter sua candidatura negada para as edições de 2018 e 2022, quando se juntou à Espanha.
Enquanto isso, Marrocos se tornará o segundo país africano a sediar o torneio, seguindo os passos da África do Sul em 2010.
A Fifa também anunciou que a sede da Copa do Mundo de 2034 será escolhida na Ásia ou Oceania, com as associações membros desses continentes convidadas a apresentarem suas candidaturas para abrigar o torneio.
A Arábia Saudita já manifestou sua intenção de competir pela edição de 2034, conforme informado pela agência estatal de notícias SPA.
A Copa do Mundo de 2026 está programada para ser realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.