A partir desta sexta-feira (2), os estudantes selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 terão início ao período de matrícula. O resultado foi definitivamente publicado na quarta-feira (31), após a resolução de problemas técnicos que causaram atrasos.
Os candidatos aprovados têm até o dia 7 de fevereiro para realizar a matrícula ou registro acadêmico na instituição de ensino para a qual foram admitidos.
O Ministério da Educação (MEC) destaca a importância de os candidatos observarem as condições, procedimentos e documentos necessários para efetuar a matrícula, assim como os dias, horários e locais de atendimento estabelecidos por cada instituição, conforme edital próprio.
O Sisu 2024 contou com uma única etapa de inscrição para todo o ano, oferecendo um total de 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, distribuídos em 127 instituições públicas de ensino superior em todo o país. Vale ressaltar que a seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito à vaga escolhida, sendo a matrícula ou registro acadêmico condicionados à comprovação junto à instituição selecionada.
É importante mencionar que as instituições de ensino devem disponibilizar acesso gratuito à internet para inscrição, nos dias e horários regulares de funcionamento, sem cobrança de taxas relacionadas ao processo seletivo.
Lista de Espera
Os candidatos não selecionados na primeira chamada têm a opção de manifestar interesse pela lista de espera até o dia 7 de fevereiro. Essa lista visa preencher as vagas que eventualmente não forem ocupadas pelos selecionados na primeira chamada, devido a desistências.
A participação na lista de espera deve ser realizada por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.
Conforme o cronograma do Sisu 2024, a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior está prevista para o dia 16 de fevereiro.
Desde 2010, o Sisu tem sido fundamental na gestão das vagas de graduação oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, proporcionando acesso democrático à educação superior.