O cantor e compositor Marcio André Nepomuceno Garcia, conhecido artisticamente como MC Marcinho, faleceu na manhã do último sábado (26), de acordo com informações do Hospital Copa D’Or, onde estava internado. A morte do artista, de 45 anos de idade, ocorreu às 9h10 da manhã, devido a uma falência múltipla de órgãos, conforme comunicado à imprensa assinado pelo diretor médico do hospital, Marcelo London.
Nos últimos dias, o estado de saúde do cantor havia se deteriorado consideravelmente, levando a sua família e equipe a lançarem uma campanha de doação de sangue e a solicitarem apoio em forma de orações por parte dos fãs e admiradores. MC Marcinho estava sob cuidados médicos no Hospital Copa D’Or desde 27 de junho, aguardando por um transplante de coração.
Devido à gravidade de sua condição cardíaca, MC Marcinho passou por um procedimento de implante de coração artificial em 13 de julho, e estava utilizando ajuda de aparelhos respiratórios há pelo menos um mês.
Reconhecido como uma figura emblemática do cenário musical do funk no Brasil, MC Marcinho era popularmente conhecido como o “príncipe do funk”. Natural de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ele era considerado um dos principais expoentes do funk melody.
Entre suas canções de destaque, destacam-se “Glamourosa” e “Rap do Solitário”. Apenas neste mês, o cantor havia acumulado mais de 1 milhão de ouvintes na plataforma de streaming de música e áudio Spotify.