O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou nesta quinta-feira (20) que os preços dos alimentos já apresentam uma redução nos supermercados brasileiros, mas ressaltou que a tendência é de novas quedas. Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, ele destacou a necessidade de seguir adotando medidas para baratear ainda mais os produtos essenciais.
“Se você for ao supermercado hoje, vai ver que os preços estão bem melhores que há um mês ou dois. É o momento de o povo vivenciar [a queda dos preços]. Mas tem muito o que fazer ainda. Os produtos vão baixar mais. Temos que tomar todas as medidas para baixar os preços dos produtos”, afirmou Teixeira.
Influência do Dólar e Impacto nos Alimentos
O ministro explicou que a recente alta nos preços foi impulsionada pelo câmbio, principalmente em função das eleições nos Estados Unidos. “O dólar estava em R$ 5,70 e chegou a R$ 6,30. Todos os alimentos atrelados à moeda norte-americana, por serem exportáveis, tiveram aumento”, detalhou.
No entanto, com a recente desvalorização do dólar, os preços de diversos produtos começaram a cair. “Esses alimentos que estavam ancorados no dólar estão baixando. Mesmo as carnes estão apresentando uma redução”, apontou Teixeira.
Monitoramento de Produtos Fora da Curva
Apesar da tendência geral de queda, alguns alimentos ainda apresentam preços elevados. O ministro citou itens como ovos, açúcar, café e laranja como exemplos de produtos que seguem acima do esperado. “Estamos realizando um estudo para entender os motivos dessas altas e buscar soluções”, afirmou.
A expectativa do governo é que, com medidas de regulação e monitoramento do mercado, os preços continuem recuando, proporcionando alívio para o consumidor brasileiro.