A terceira noite da temporada de ensaios técnicos do Grupo Especial no Sambódromo acontecerá no próximo domingo 29 de janeiro, com a Mocidade Independente de Padre Miguel (20h30m) e Estação Prmeira de Mangueira (22h). A entrada é gratuita, com os portões do Sambódromo abertos às 17h.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Rio Carnaval no Youtube, diretamente do Setor 3. Milton Cunha é o responsável por comandar a cobertura da festa. Cerca de 3,3 mil pessoas têm acompanhado os trabalhos simultaneamente. O conteúdo dos ensaios anteriores está disponível on-line.
FOTO
Imperatriz em ritmo de Lampião
A Imperatriz Leopoldinense abriu neste domingo, 22, a segunda noite da temporada de ensaios técnicos do Rio Carnaval na Marquês de Sapucaí rumo aos desfiles oficiais de 2023, que acontecem nos dias 19 e 20 de fevereiro.
Em sua passagem pelo Sambódromo, a verde e branca de Ramos, na Zona Norte do Rio, “reviveu” o universo de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, em ritmo de samba e de cordel. Interpretado na Avenida pelo ator Matheus Nachtergaele, o cangaceiro pernambucano é protagonista do enredo que está sendo preparado pelo carnavalesco Leandro Vieira sob o título: “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”.
O treino foi marcado por bossas com ritmos nordestinos feitas pela bateria “Swing da Leopoldina”, comandada por Mestre Lolo – os ritmistas estavam vestindo bonés com a sigla “CPX”, em referência ao Complexo do Alemão, comunidade conectada à agremiação. Maria Mariá, rainha recém-coroada, fez sua estreia em grande estilo nas cores do pavilhão.
Tijuca exalta a Bahia
A Unidos da Tijuca encerrou a segunda noite da temporada de ensaios técnicos do Rio Carnaval na Marquês de Sapucaí. Em sua apresentação na Avenida, a Escola do Morro do Borel, na Zona Norte do Rio, desfilou referências à Baía de Todos-os-Santos, costa litorânea da Bahia que é a maior do Brasil e a segunda mais ampla do mundo. No local, estão patrimônios como o Forte de São Marcelo, o Mercado Modelo, o Farol da Barra, a Ilhados Frades, entre outros. O enredo é “É onda que vai… É onda que vem… Serei a Baía de Todos os Santos a se mirar no samba da minha terra”, do carnavalesco Jack Vasconcelos.
O ensaio tijucano foi aberto por uma referência à Yemanjá na comissão de frente, comandada pelo coreógrafo Sérgio Lobato. E embalado pelo som dos ritmistas da bateria “Pura Cadência”, de mestre Casagrande, conduzidos à Apoteose por Lexa, a rainha de bateria.
Confira o calendário oficial:
RIO CARNAVAL 2023
GRUPO ESPECIAL
PROGRAMAÇÃO DE ENSAIOS TÉCNICOS NO SAMBÓDROMO
29 de janeiro – Domingo
Mocidade (C) – 20h30
Mangueira (B) – 22h
05 de fevereiro – Domingo
Salgueiro (C) – 20h30
Portela (B) – 22h
11 de fevereiro – Sábado – Teste de Som e Luz
Lavagem da Avenida – 18h30
Vila Isabel (B) – 20h30
Viradouro (C) – 22h
12 de fevereiro – Domingo – Teste de Som e Luz
Beija-Flor (C) – 20h30
Grande Rio (B) – 22h
Concentração: C – Correios/Cedae – B – Balança