De volta a Marquês de Sapucaí, após o título conquistado, em 2020, pelo Grupo Especial da Intendente Magalhães, a Lins Imperial, escola de samba que retorna a Série A, após 13 anos, prestará homenagem ao humorista Mussum.
O anúncio do enredo, aconteceu na última quinta-feira (13), através de uma live.
Antônio Carlos Bernardes Gomes, (1941-1994) o Mussum, fez parte do programa “Os Trapalhões”, sendo o terceiro mais antigo do elenco, ao lado de Renato Aragão, Dedé Santana e de Zacarias. Mussum foi ator, compositor, cantor, músico, além de ter feito parte do conjunto “Os Originais do Samba”, ao lado.
Desenvolvido pela dupla de carnavalescos, Eduardo Minucci e Raí Menezes, o enredo leva o título: “Mussum pra sempris – Traga o mé que hoje com a Lins vai ter muito samba no pé”.
A verde e rosa do Lins, tem optado, nos últimos anos, enaltecer personalidades do mundo do samba. A escola já homenageou o sambista baluarte da Portela, Mestre Monarco, em 2017, a dupla Zicartola, em 2018, o cantor e compositor Bezerra da Silva, em 2019, a ilustre Pinah, em 2020, e no próximo ano, o homenageado será Mussum.
Como conta na nota da assessoria de imprensa da agremiação, embora tenha sido consigo, o nome ligado a Estação Primeira de Mangueira, que inclusive, é madrinha da Lins, Mussum nasceu no Morro da Cachoeirinha, que fica no Complexo do Lins.
A idéia enredo ganhou força, após uma das lives feitas por Raphael Homem e Mateus Pranto, enredistas e diretores culturais da agremiação, em comentaram sobre um possível enredo que tivesse identificação com a comunidade da escola.
-“Mussum aprendeu a ter muitas facetas, dividindo em muitas tarefas e as fazendo de forma exemplar”- cita Mateus.
Como explica a dupla, a ideia da homenagem, é mostrar ao público, a inúmeras facetas de Antônio Carlos Bernardes Gomes, segundo eles, muitas vezes, ofuscadas pelo personagem.
-“Será uma boa oportunidade,para quem acompanhou a sua trajetória, de matar a saudade do artista. Para a geração que o conheceu por meme, de aprender sobre a importância do artista para a música, para o cinema e para televisão.” – reforça a dupla de diretores.
Assim como a Lins Imperial, desfilarão pela Série A de 2021, a Em Cima da Hora, vice campeã do Especial da Intendente, Estácio de Sá e União da Ilha do Governador, rebaixadas do Grupo Especial da LIESA; além de Unidos de Padre Miguel, Unidos do Porto da Pedra, Inocentes de Belford Roxo, Acadêmicos do Cubango, Império da Tijuca, Acadêmicos de Santa Cruz, Acadêmicos do Sossego, Império Serrano, Unidos de Bangu, Acadêmicos de Vigário Geral e Unidos da Ponte.