No primeiro clássico do ano, válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo venceu o Flamengo, no estádio Mané Garrincha, por 1 a 0. Gol de Érison. Encerrando um jejum de quatro anos, sem vitórias sobre o rival.
O duelo deste domingo (08), dia das mães, foi bastante movimentado. E com este resultado, o Glorioso sobe para a 5ª colocação na tabela, com 08 pontos. O Rubro-negro, segue na 13ª posição, com 05.
O JOGO
Atuando como mandante, o Rubro-negro teve a primeira chance do jogo. Arrascaeta consegue avançar pela esquerda, alça a bola ç, para cabeçada de William Arão, mas Gatito Fernández faz o corte, e a bola bate na trave e sai.
O Flamengo seguia pressionando, mas não conseguiu balançar a rede, até o fim da primeira etapa.
Essa pressão seguiu até os primeiros minutos de etapa complementar. Porém, as poucas claras, pararam nas mãos de Gatito.
A primeira do Bota, veio aos 06 minutos. El Toro, Érison arrisca da intermediária, e ainda conta com o vacilo de William Arão, , que corta mal, e acaba deixando a bola com o camisa 89 do Fogão, que ainda passa por David Luiz, e marca a favor do Glorioso. BOTAFOGO 1 X 0.
Aos 25, Gabigol continua pressionando, e consegue balançar a rede. Todavia, o gol fôra anulado. É que no momento, que Everton Ribeiro, tocava para o camisa 9, teria sido flagrado em posição irregular. Erro do VAR.
Mais pra frente, Gabi fica mano a mano com o arqueiro alvinegro, que novamente defende o tiro do atacante do Fla.
Após o gol, marcado o time de Luís Castro seguiu administrando o resultado, e evitou se expor. Enquanto isso, o outro técnico lusitano, Paulo Souza tentou ir pra cima, e quase consegue o empate, com Lázaro. Mas, Gatito estragou a festa do jogador rubro-negro.
Partindo pro final do jogo, Diego Gonçalves tenta um arremate, mas Hugo Souza faz ótima defesa.
TORCIDA + JORGE JESUS X PAULO SOUZA
Diante da atuação da equipe, durante a partida. A torcida rubro-negra passou entoar o canto: “Olê, olê, olê… Mister, mister…”, em referência ao ex-treinador Jorge Jesus, provocando o atual treinador Paulo Souza.
A equipe da Gávea ainda tentou duas vezes, com David Luiz e Arrascaeta, nos minutos finais, mas ambas, pararam nas mãos de Gatito.
PRÓXIMOS JOGOS
As atenções de rubro-negros e alvinegros, se voltam nesta semana, para a Copa do Brasil. Ambos estão na terceira fase da competição.
Na próxima quarta, o Mengão fará o jogo da volta, diante do Altos (PI), em Volta Redonda. O Rubro-negro tem a vantagem, após vencer o primeiro jogo, por 2 a 1, no Albertão.
Já o Botafogo, encara o Ceilândia na quinta, no estádio Nilton Santos. -No primeiro jogo, teve vitória do Bota por 3 a 0.
FICHA-TÉCNICA
Flamengo x Botafogo – 5ª rodada do Brasileirão
Estádio: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data e hora: 8 de maio de 2022, às 11h
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Bruno Boschilla (Fifa/RS) e Rafael da Silva Alves (Fifa/RS)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Lins (RS)
Gramado: bom
Público/renda: 54.981 presentes / R$ 4.800.370,00
Cartões amarelos: Andreas Pereira (FLA) / Saravia, Luís Oyama, Luís Castro, Daniel Borges (BOT)
GOL: Erison, 6’/2ºT (0-1)
FLAMENGO (Técnico: Paulo Sousa)
Hugo Souza; Isla (Rodinei, 16’/2ºT), Willian Arão, David Luiz e Filipe Luis (Ayrton Lucas, 23’/1ºT); Thiago Maia (João Gomes, 16’/2ºT), Andreas Pereira (Lázaro, 34’/2ºT), Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol.
BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)
Gatito; Saravia (Hugo, 12’/2ºT), Kanu, Cuesta e Daniel Borges; Tchê Tchê, Luís Oyama e Lucas Fernandes (Del Piage, 31’/2ºT); Victor Sá, Gustavo Sauer (Diego Gonçalves, 29’/1ºT) e Erison (Matheus Nascimento, 31’/2ºT).