A partir deste ano, a bateria será o primeiro critério de desempate na apuração das notas da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro. O quesito é responsável por avaliar a manutenção regular e sustentação da cadência em harmonia com o samba-enredo, a conjugação perfeita dos sons emitidos pelos vários instrumentos, bem como a criatividade e versatilidade.
A apuração das notas da Série Ouro acontece na Marquês de Sapucaí, imediatamente após a leitura das notas do Grupo Especial. O desfile das escolas de samba da Série Ouro, que reúne as agremiações dos grupos B, C, D e E, é realizado na sexta-feira de carnaval e é uma das principais atrações da festa. A partir deste ano, a bateria será um fator ainda mais decisivo na definição da escola campeã da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro.
Veja a ordem da abertura dos envelopes:
- Alegorias e adereços
- Harmonia
- Comissão de frente
- Evolução
- Fantasia
- Enredo
- Samba-enredo
- Mestre-sala e porta-bandeira
- Bateria
Assim, o desempate será nessa ordem:
- Bateria
- Mestre-sala e Porta-bandeira
- Samba-enredo
- Enredo
- Fantasias
- Evolução
- Comissão de Frente
- Harmonia
- Alegorias e Adereços
Como é o julgamento de cada quesito
- Alegorias e Adereços: é dividido em dois subquesitos: Concepção e Realização. Na Concepção, é avaliada a adequação dos itens ao enredo, bem como a criatividade, desde que haja um significado por trás. Já na Realização, são levados em conta a impressão causada pelas formas, materiais e cores, o acabamento, inclusive das partes traseiras e geradores, e o papel e a fantasia dos destaques. É importante ressaltar que a escola perde pontos se deixar pedaços de fantasias, materiais estranhos ou geradores aparentes.
- A Bateria será avaliada em três aspectos principais: manutenção regular e sustentação da cadência em consonância com o samba-enredo, perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos e criatividade e versatilidade.
- Comissão de Frente: é julgada em dois quesitos: Indumentária e Apresentação. Na Indumentária, é avaliada a capacidade de impactar o público. Na Apresentação, é verificado se eles saudaram de maneira sincronizada e coordenada. A comissão perde pontos se parte da roupa for perdida durante a apresentação.
- Enredo: também é dividido em dois subquesitos: Concepção e Realização. Na Concepção, é avaliado o argumento, o desenvolvimento, a importância e a densidade cultural, além da clareza, coerência e coesão na roteirização do desfile. Também é levada em conta a criatividade no enfoque ou “recorte” escolhido. Na Realização, é vista a adaptação do conceito apresentado na Avenida, como a sequência das alas e alegorias, a criatividade e a carnavalização do tema proposto. A escola perde pontos se não apresentar na pista as alegorias, tripés ou alas descritos no roteiro, ou se houver itens a mais ou trocados.
- Evolução: é avaliada pela fluência da apresentação, com o julgador avaliando a espontaneidade, criatividade, empolgação e vibração dos desfilantes, bem como a coesão do desfile, a manutenção de espaçamento uniforme entre alas e alegorias. A escola perde pontos se deixar buracos ou permitir que alas se misturem.
- Fantasias: a adequação ao enredo e a criatividade são avaliadas na Concepção. Já na Realização, é levada em conta a impressão causada pelas formas, materiais e cores, o acabamento e a leveza, e a uniformidade de detalhes. A escola perde pontos se houver desfilantes com roupas incompletas.
- Harmonia: é o entrosamento entre o ritmo e o canto, e o avaliador deve estar atento à perfeita igualdade do canto do samba-enredo pelos componentes, em consonância com o intérprete e a manutenção da tonalidade. A escola é punida se qualquer integrante for flagrado sem cantar.
- Mestre-sala e Porta-bandeira: é avaliado pela roupa, pelo bailado, pela harmonia entre os dançarinos e pela proteção da bandeira. A escola perde pontos se a bandeira enrolar ou se a fantasia do casal ficar incompleta.
- Samba-enredo: é avaliada pela sua adequação ao enredo, pela riqueza poética, beleza, bom gosto e pela adaptação dos versos com a melodia. Já a melodia é avaliada pelas suas características rítmicas, riqueza, beleza e bom gosto, além da capacidade de facilitar o canto e a dança dos desfilantes.