Morreu neste sábado (31), o Papa emérito Bento XVI. Joseph Aloisius Ratzinger tinha 95 anos, e faleceu após piora no grau de saúde, na última semana.
Bento XVI foi o primeiro papa a renunciar o pontifício, em 600 anos, por conta de sua saúde, 2013. Cargo que ocupou por oito anos, após a morte de João Paulo II. A última vez que um pontífice havia deixado o cargo, foi em 1415, quando Gregório XII deixou o posto, por questões políticas.
O velório do pontífice está marcado para segunda (02), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. E o funeral está confirmado, para a próxima quinta na Praça de São Pedro, também no Vaticano.
A nota:
“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 (5h34 no horário de Brasília) no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”, conforme diz o perfil de notícias do Vaticano via rede social.
A saúde de Joseph, veio se agravando ao longo dos últimos anos, e na última sexta, o Vaticano comunicou, que seu quadro clínico era estável, porém inspirava cuidados.
Nos últimos nove anos, Joseph vivia num pequeno mosteiro, no Vaticano. Além do mais alto posto da Igreja Católica, Ratzinger foi autor de best-seller, marcados por uma linha conservadora, em questões morais.
Nestes também, são revelados escândalos, em disputas políticas e vazamentos de documentos do Vaticano – conhecidos como Vatileaks.
O velório de Bento XVI está confirmado para esta segunda. E o funeral, para a próxima quinta.