A 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio de Janeiro acontece no próximo domingo (24), na Praia de Copacabana, zona sul da cidade. Este ano, além da tradicional celebração da diversidade e dos direitos LGBTI+, o evento abordará a sustentabilidade ambiental como tema transversal, com o objetivo de destacar a responsabilidade social e ambiental da comunidade.
A concentração está marcada para as 11h no Posto 5, e os desfiles começam às 15h. A parada contará com dez trios elétricos, reunindo artistas como Duda Beat, Mc Bianca, Diego Martins, Unna X e outros. A abertura oficial será marcada pela interpretação do Hino Nacional pela atriz Valéria Barcellos.
Sustentabilidade em foco
A edição deste ano inicia o projeto “Parada Verde Rumo ao Carbono Zero”, que pretende reduzir gradualmente as emissões de gases de efeito estufa até 2027. Para isso, serão realizadas ações como tendas de educação ambiental e oficinas na praia, organizadas por ONGs parceiras.
“Queremos educar tanto a população LGBTI+ quanto a sociedade em geral sobre a importância da sustentabilidade. Assim como lutamos contra preconceitos, podemos liderar iniciativas voltadas para a preservação ambiental”, destaca Cláudio Nascimento, presidente do Grupo Arco-Íris e idealizador da parada.
Direitos e cidadania em destaque
Os trios elétricos abordarão temas variados, incluindo a representatividade de mulheres lésbicas, pessoas trans, bissexuais, negros, indígenas e portadores de HIV/Aids. Também haverá espaço para pautas como liberdade religiosa, defesa da Amazônia e saúde.
Organizada pelo Grupo Arco-Íris, a parada é considerada uma importante plataforma de visibilidade para a luta contra a violência e a discriminação enfrentadas pela comunidade LGBTI+. A expectativa é que o evento, além de celebrar a diversidade, inspire mudanças culturais e sociais em prol de uma sociedade mais inclusiva e sustentável.