O Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí, localizado em Cabuçu, distrito de Itaboraí, avança no reflorestamento e recuperação ambiental com o plantio de mais de 65 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como Aroeira, Ingá, Guapuruvu, Paineira e Ipê. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).
O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacou o papel essencial das florestas na preservação do ecossistema e combate às mudanças climáticas. Ele ressaltou os esforços do governo em reduzir o desmatamento e consolidar o estado como referência no combate aos crimes ambientais. Segundo Rossi, o Rio de Janeiro reduziu em 68% o desmatamento da Mata Atlântica em 2023, reafirmando o compromisso de preservação.
Conexão entre Recuperação Ambiental e Educação Ecológica
O paleontólogo e gestor do parque, Luís Otávio Castro, ressaltou o valor do reflorestamento para o presente e para futuras gerações, destacando a importância do projeto para a preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos. “Investir em preservação ambiental é uma saída para investir no futuro da atual e das novas gerações”, explicou Castro.
Além da recuperação ambiental, o parque integra atividades educativas voltadas para crianças e jovens, promovendo a conscientização sobre a preservação ambiental. Rafael Dellamare, biólogo do IDG, reforçou a importância de ações educativas. “Esse trabalho é uma compensação do Comperj, e através de um termo de ajuste de conduta, essa é uma das áreas selecionadas para receber a restauração. “, afirmou o biólogo.
Importância do Parque Paleontológico
Gerido pela Prefeitura de Itaboraí, o Parque Paleontológico de São José de Itaboraí preserva uma das mais importantes bacias sedimentares de fósseis do país, com registros de espécies de aves, répteis e mamíferos pré-históricos. Além de ser um espaço de conservação ambiental, o parque oferece um rico ambiente educacional, onde a população pode se conectar com a história natural e participar de atividades de preservação.
Para agendar visitas, o parque está disponível por e-mail no endereço visitas@ppsji.itaborai.rj.gov.br e recebe visitantes na Rua José de Almeida, em São José de Itaboraí.