Um quintal apresenta inúmeras possibilidades para uma criança se divertir: correr, subir em árvores, plantar, balançar, contar histórias, jogar bola, tomar banho de mangueira e brincar de ser o que quiser. Inspirada nas memórias da própria infância em sua casa em Inhaúma, na Zona Norte do Rio, a atriz e autora Lilian de Mattos escreveu a peça infantil “O quintal da Berta – Brincando de ser”. Encenado pela primeira vez em 2018, o espetáculo agora ganha uma nova montagem, com direção de Bruno França e supervisão de Orlando Caldeira. Contemplada pelo edital FOCA, da Prefeitura do Rio de Janeiro, a peça “O quintal da Berta – Brincando de ser” fará uma circulação por espaços municipais durante o mês de agosto.
Com sessões gratuitas, a circulação terá início em 17 de agosto (quinta-feira, com sessões às 11h e 14h) na Arena Carioca Fernando Torres (Madureira). Em seguida, a montagem será apresentada na Areninha Carioca Gilberto Gil (Realengo), no dia 21 (segunda-feira, às 10h e 14h). As últimas apresentações acontecerão no dia 23 (quarta-feira, às 10h e 14h), no Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá (Praça Seca).
“Eu me inspirei em diversos momentos da minha infância para escrever a peça. Os meus amigos constantemente estavam no quintal da minha casa. Brinquei muito na mangueira plantada pela minha bisavó, onde a minha avó pendurava balanços, tomávamos banho de piscina”, diz Lilian, idealizadora e autora. “Entre as brincadeiras dos personagens, o texto aborda assuntos como medo, solidão, morte. Quando falo de morte, é uma morte simbólica sobre deixar ir sentimentos e comportamentos que não nos serve mais. Ao brincar, a criança deixa morrer dores e medos pra depois nascer novas perspectivas”.
Em cena, os atores Carlos Maia e Viviane Pereira são os amigos Fininho e Teca. Juntos, eles narram uma história sobre Berta, uma criança com uma forte relação com a natureza. Ela mora com sua avó e cria amigos imaginários para brincar em seu quintal. Quando elas se mudam para uma nova casa, Berta encontra no lugar um grande quintal, mas sem nenhum animal, inseto, flores, plantas e alimentos.
Com a ajuda de seus novos amigos – um pássaro, uma lesma e uma minhoca – a menina resolve fazer um pomar no quintal. Enquanto narram as aventuras de Berta, os amigos acabam revelando suas dores e ausências, gerando conflitos com os quais precisarão lidar em prol da amizade. A trilha sonora da peça é tocada do ao vivo pelo músico Almir Chiaratti, que assina também a direção musical da montagem.
Como parte do projeto de circulação do espetáculo, Lilian de Mattos vai lançar o livro “Histórias do quintal da Berta”. Com ilustração de Suzana Diks, a obra reúne três contos das aventuras da menina Berta em seu quintal. A publicação será distribuída em bibliotecas de escolas da rede pública localizadas nos bairros onde terão apresentações. Além do livro, os bastidores do processo de criação da peça estarão num documentário que será exibido no canal do YouTube “Mulheres na Comédia”.
Serviço
Circulação da peça “O quintal da Berta – Brincando de ser”
17/08 (quinta), às 11h e 14h
- Local: Arena Carioca Fernando Torres
- Endereço: Bernardino de Andrade, 200 – Madureira
21/08 (segunda), às 10h e 14h
- Local: Areninha Carioca Gilberto Gi
- Endereço: Av. Marechal Fontenele, 5.000 – Realengo
23/08 (quarta), às 10h e 14h
- Local: Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá
- Endereço: Rua Barão, 1180 – Praça Seca
Entrada franca para todas as apresentações
Duração: 50 min.
Nos dias 26 e 27 de agosto, a peça filmada ficará disponível gratuitamente no YouTube “Mulheres na Comédia.
Instagram: @quintaldaberta