O Rio de Janeiro acaba de ganhar mais um importante incentivo à cultura e ao desenvolvimento local, promovendo a cidadania: o projeto “Se Liga Cultura” traz ao estado diversas oficinas e cursos gratuitos, destinados a pessoas entre 11 e 35 anos. A iniciativa é realizada pelo Instituto Social IECAP, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e apoio do Ministério da Cultura, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, que visa oferecer oportunidade de acesso à cultura e promoção da cidadania a comunidades das cidades de Japeri, Mangaratiba e Paraty. O projeto já passou pelo Distrito Federal e, logo mais, também desembarca em São Paulo.
Por se tratar de um trabalho de resgate social dentro e fora das escolas, as atividades serão realizadas em escolas públicas, centros de atendimento à juventude e instituições parceiras. As vagas são limitadas, e devem alcançar ao todo 3.500 beneficiários diretos nas regiões de atuação. No Rio, são 585 vagas presenciais para os municípios de Japeri, Mangaratiba e Paraty, e 2.160 vagas em cursos onlines. As oportunidades presenciais oferecem capacitação em oficinas de biojoias, teatro, fotografia e culinária sustentável e, ainda, os conteúdos onlines serão voltados para trilhas de criatividade e builders: formação de lideranças.
O objetivo geral é, sem dúvida alguma, oferecer igualdade de acesso à cultura e cidadania para comunidades menos favorecidas, transformando a realidade local. A ideia é atingir o maior número de pessoas interessadas. Por isso, o projeto também reserva 10% das vagas das oficinas para pessoas com deficiência, além de monitores especializados, tradução em libras e acompanhamento adequado, quando necessário.
Os patrocinadores: mãos que incentivam
O Instituto Social IECAP, realizador do “Se Liga na Cultura”, é uma Organização da Sociedade Civil que atua há mais de 22 anos em projetos voltados para a educação, qualificação profissional, cultura, esporte, empreendedorismo e inovação, sempre visando fortalecer a transformação dentro de comunidades por todo o Brasil.
Já o Instituto Cultural Vale, patrocinador do projeto, ocupa importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 24 estados e no Distrito Federal, já são mais de 600 projetos criados, apoiados ou patrocinados.
Juntos, eles buscam oferecer oportunidades para transformar vidas através da cultura, do aprendizado, da criatividade e do incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional. Em tempo, vale ressaltar que o mercado da economia criativa é visto como um dos mais aquecidos no país e apresenta notável crescimento.