Conforme já havíamos informado, a Viação Penha Rio, deixou de operar neste sábado (2). A operadora atuava no Consórcio Internorte, e era uma divisão da Transportes Campo Grande, do Consórcio Santa Cruz, e foi criada em 1998.
Sua frota era composta por cerca de 65 veículos, porém nem todos operavam, devido à grave crise financeira, a qual atravessou nos últimos anos, agravada ainda mais, após o incêndio em sua garagem.
A empresa se resumia em apenas três linhas, ligando a Penha e Inhaúma à região da Grande Tijuca e Grande Méier, e em alguns casos específicos, atuando como reforço na linha 369 (Bangu x Candelaria) Expresso)), da empresa-mãe.
Suas linhas eram:
627 Inhaúma x Saens Peña (vía Pilares)
630 IAPI da Penha x Saens Peña (vía Bonsucesso)
680 IAPI da x Méier (via Itaóca )
Ao longo da semana, surgiram notícias de que algumas linhas sofreriam alterações, na tentativa de ocupar as lacunas deixadas pelas linhas da empresa, como por exemplo; a 456 (Copacabana x Abolição) fosse esticada até Inhaúma, suprimindo a 627, mas tudo não passou de especulação.
Quatro empresas assumiram suas linhas, e ficou dividido assim:
627 Inhaúma x Saens Peña; operada por Empresa de Transportes Braso Lisboa e Viação Pavunense.
630 IAPI da Penha x Saens Peña; operada pela Viação VG.
680 IAPI da Penha x Méier; operada pela Auto Viação Três Amigos.