A Petrobras confirmou a presença de gás em um reservatório na costa da Colômbia, conforme anunciado nesta segunda-feira (5). O poço Uchuva-2, localizado no Mar do Caribe a 31 quilômetros da costa, foi perfurado a uma profundidade de 804 metros.
A descoberta do Uchuva-2 é uma extensão da presença de gás natural previamente identificada no Uchuva-1, em uma lâmina d’água de aproximadamente 830 metros, conhecida desde 2022. De acordo com a companhia, a localização do poço “agrega informações relevantes para o desenvolvimento de uma nova fronteira de exploração e produção na Colômbia, reforçando o potencial volumétrico para gás na região”.
A operação do poço Uchuva-2, situado na Bacia de Guajira, iniciou-se no dia 19 de junho. Este reservatório encontra-se a 76 quilômetros da cidade de Santa Marta. A Petrobras informou que o poço “está sendo executado em cinco fases, e o intervalo portador de gás foi constatado na fase 4 da perfuração, por meio de perfis elétricos, que serão posteriormente caracterizadas por meio de análises de laboratório”.
A exploração do combustível na região é realizada por um consórcio formado pela Petrobras, que atua como operadora com uma participação de 44,44%, em parceria com a Empresa Colombiana de Petróleos (Ecopetrol), que detém 55,56% de participação. O consórcio dará continuidade às operações para concluir o projeto de perfuração até a profundidade prevista e caracterizar as condições dos reservatórios encontrados, com previsão de realizar um teste de formação até o final do ano.
A estatal afirmou no comunicado de descoberta que a atuação no Bloco Tayrona “está alinhada à estratégia de longo prazo da companhia, visando à recomposição das reservas de petróleo e gás por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria, assegurando o atendimento à demanda global de energia durante a transição energética”.
Petrobras no mundo
A Colômbia é um dos cinco países, além do Brasil, onde a Petrobras desenvolve exploração e produção de petróleo ou gás natural. As demais operações estão localizadas na América do Sul, América do Norte e África.
Na Argentina, por meio da subsidiária Petrobras Operaciones S.A., a companhia detém uma participação de 33,6% no ativo de produção Rio Neuquén. Na Bolívia, produz gás principalmente nos campos de San Alberto e San Antonio, com 35% de participação em cada um desses contratos de operação de serviços, operados para fornecer gás ao Brasil e à Bolívia. Nos Estados Unidos, a Petrobras atua em campos em águas profundas no Golfo do México, com participação de 20% da Petrobras America Inc., formando a joint venture MPGoM com a Murphy Exploration & Production Company.
Em 8 de fevereiro de 2024, a Petrobras concluiu a aquisição de participações em três blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe, na costa ocidental da África. Essa operação marcou a retomada das operações exploratórias no continente africano, com o objetivo de diversificar o portfólio, alinhada à estratégia de longo prazo da estatal.