Na última quinta-feira (20), a Polícia Federal (PF) confirmou a prisão de um homem com suposto envolvimento nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. A detenção aconteceu em Campos dos Goytacazes, região norte do estado do Rio de Janeiro, a aproximadamente 240 quilômetros da capital. Contudo, a PF não forneceu mais detalhes sobre o caso.
Essa prisão ocorreu no âmbito da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo investigar os envolvidos nos ataques terroristas ocorridos no início do ano, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e vandalizados. A operação foca tanto nos responsáveis diretos pelos atos quanto em seus financiadores.
Até o final do mês passado, a Operação Lesa Pátria, que opera em caráter permanente, havia realizado 68 prisões, cumprido 206 mandados de busca e apreensão e instaurado 17 inquéritos relacionados aos eventos de 8 de janeiro.
Segundo a PF, os crimes investigados pela operação incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Para auxiliar nas investigações, a Polícia Federal disponibiliza o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br, por meio do qual é possível enviar informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro.