Confirmando rumores de sua possível falência, a Viação Penha Rio, empresa que atuava no Consórcio Internorte, da cidade do Rio de Janeiro, anunciou neste domingo (27), o fim de suas operações.
A empresa que pertence à Transportes Campo Grande, do Consórcio Santa Cruz, vinha passando por uma grave crise financeira, e desde 2021, seguia no regime de recuperação judicial, assim como sua empresa-mãe.
A situação teria se agravado, depois de um incêndio que aconteceu em sua garagem, há cerca de cinco anos, na Avenida Itaóca, em Bonsucesso. Neste incidente, a empresa que possuía 62 ônibus no total, chegou perder 09 coletivos; lhe obrigando a reativar alguns veículos mais antigos, para seguir operando.
HISTÓRIA DA EMPRESA
A empresa foi criada em 1998, a partir de uma cisão da Transportes Campo Grande. Sua operação consistia em três linhas, sendo duas com origem ou destino em comum. A linha 627 e 630, com ponto final na Saens Peña; e 680 e 630 no IAPI da Penha.
Em meados dos anos 2000, a empresa viveu seu auge, com a aquisição de veículos novos, mas na última década, passou a renovar com veículos usados, trocando alguns veículos com a Campo Grande.
COMO FICARÃO AS OPERAÇÕES
Ainda não se tem uma notícia concreta, de como serão feitas as operações de suas três linhas, nem quais empresas ficarão com as três linhas da empresa.
No entanto, circulam informações não oficiais, de duas de suas linhas seriam extintas; 627 e 680, e que a 630, seria operada pela Nossa Senhora de Lourdes. Já a 627, de acordo com algumas páginas ligadas ao transporte público, seria suprimida, com a extensão da 456 Copacabana x Abolição, até o metrô de Inhaúma. Já a 680, as informações mais divulgadas, é que a linha será extinta. Mas, a informação de que a Viação Vila Real assumiria a linha. Porém, não é nada oficial.
As três linhas da Penha Rio, e como seria o esquema de operação:
627– Inhaúma x Saens Peña
Seria suprimida, com a extensão da 456 até Inhaúma;
630– Saens Peña x IAPI da Penha
Seria operada pela Nossa Senhora de Lourdes
680– IAPI da Penha x Méier
Seria extinta, ou operada pela Vila Real
Obs: As informações acima, ainda precisarão ser confirmadas pelo poder público. Não há nada de oficial, até o momento
Atualização: A reunião que definirá o futuro da empresa, será nesta terça (29). A empresa segue operando normalmente.